Por causa da enchente de maio, muitas seções eleitorais precisarão ser realocadas. Zero Hora preparou um guia com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ajudá-lo a achar a sua zona eleitoral.
O primeiro turno das eleições de 2024 está agendado para o dia 6 de outubro, quando cerca de 150 milhões de brasileiros irão às urnas para exercer o direito ao voto.
Pensando nisso, Zero Hora preparou um guia com base nas orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para auxiliá-lo a localizar o seu local de votação, bem como conferir a sua seção e zona eleitoral.
É importante ressaltar que, por causa da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, muitos locais de votação precisarão ser alterados.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) pretende consolidar nos próximos dias quais zonas serão modificadas em razão do desastre climático.
A principal razão, segundo o presidente da Corte, Voltaire de Lima Moraes, é a recuperação da estrutura de escolas municipais e estaduais, que servem como pontos de votação.
O presidente do TRE frisou que em todas as seções realocadas haverá um banner informando a troca e o novo local de votação dos eleitores.
Site do TSE
No site do TSE, é possível consultar em qual local você deve realizar a votação. Primeiro, desça até o item número 8 e clique em “Onde votar”. Na sequência, preencha as informações necessárias (CPF ou número do título de eleitor, nome da mãe e data de nascimento) e clique em “Entrar”. Se a ação for feita corretamente, o eleitor poderá ver o endereço de votação para o pleito deste ano.
e-Título
O aplicativo e-Título, fornecido pelo TSE, é basicamente uma versão digital do título de eleitor. Logo na página inicial, já é possível visualizar os dados do local de votação.
O aplicativo também permite ao usuário o acesso rápido para consultar dúvidas em relação ao local de votação do pleito. Além disso, a ferramenta conta com um serviço para apresentar justificativa eleitoral, caso o indivíduo não possa realizar a votação no dia designado para todos os cidadãos do país entre 18 e 70 anos, obrigados pela lei.
Emissões de certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais também podem ser acessadas via plataforma do TSE, tal como o pagamento de multas, sem a necessidade de a pessoa se dirigir a um cartório.
O aplicativo pode ser baixado na AppStore (iOS) ou PlayStore (Android).
Após o download, basta informar nome completo, data de nascimento, CPF e nome da mãe e/ou do pai. Com isso, o eleitor poderá acessar o aplicativo e deverá responder perguntas de segurança, sobre seus dados pessoais. Após tudo pronto, já na tela inicial, será possível visualizar o endereço do local de votação, bem como informações de biometria. O e-Título vale também como título de eleitor no momento do voto.
gauchazh.clicrbs.com.br