Medidas simples de higiene e manutenção reduzem as chances de desencadear crises alérgicas no inverno.
Com a alta da temporada de frio, cobertores e edredons voltam a ser protagonistas das noites de inverno.
No entanto, para muitas pessoas, esse aconchego pode ser um gatilho para crises alérgicas.
Ácaros, fungos e poeira são vilões que se acumulam nessas peças, causando espirros, coriza, coceira nos olhos e até problemas respiratórios.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), o ácaro da poeira domiciliar é o principal alérgeno no país, responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias.
A boa notícia é que alguns cuidados simples ajudam a reduzir os riscos e garantem mais conforto e bem-estar durante a estação.
O especialista em cuidados com tecidos da lavanderia Maria Lavadeira, André Belarmino, compartilha orientações práticas de higiene e manutenção que reduzem as chances de desencadear o problema.
Confira:
1. Estabeleça uma rotina de lavagem
O ideal é lavar essas peças a cada dois ou três meses. Para quem sofre de alergias mais severas, a cada um ou dois meses pode ser mais adequado. Se o tecido permitir, use água quente para potencializar a eliminação de ácaros e bactérias.
2. Cuidado na hora de secar
Secar completamente as peças é essencial para evitar mofo e proliferação de fungos. Prefira deixá-las ao sol sempre que possível porque a luz natural ajuda a eliminar microrganismos. Se usar secadora, certifique-se de que estejam totalmente secas antes de guardar.
3. Mantenha os ambientes arejados
Sempre que possível, retire os edredons e cobertores da cama e deixe-os arejar por algumas horas em um local ventilado. Essa prática ajuda a dissipar a umidade acumulada e a reduzir a concentração de poeira.
4. Invista em capas protetoras antiácaro
Capas específicas funcionam como uma barreira eficaz contra a penetração de ácaros e alérgenos. Além de prolongar a vida útil dos itens, são laváveis e fáceis de manter.
5. Conte com ajuda profissional quando necessário
Peças grandes ou pesadas podem ser difíceis de lavar corretamente em casa. Lavanderias especializadas têm equipamentos e produtos adequados para uma higienização profunda, sem danificar os tecidos.
Correio do Povo