No evento que irá ocorrer no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, será apresentado o calendário comemorativo preliminar dos 150 anos da imigração italiana no estado.
Alinhando os preparativos para um momento de simbologia e significado únicos, a circunscrição do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS) do Rio Grande do Sul reúne a comunidade ítalo-gaúcha para apresentar o calendário comemorativo preliminar dos 150 anos da imigração italiana no Estado, a serem comemorados em 2025.
O encontro da comunidade italiana do RS será no dia 16 de setembro e está programado para ocorrer no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Durante todo o dia, membros do comitê e convidados dedicam-se a uma ampla programação com cinco painéis cujos temas incluem também assuntos relacionados ao dia a dia dos cidadãos italianos.
Para essa ocasião, o grupo vem promovendo um chamamento com associações ligadas à cultura italiana pelo Rio Grande do Sul a fim de mapear as atividades relacionadas às comemorações do sesquicentenário em todo o Rio Grande do Sul.
A reunião deve trazer, ainda, detalhes a respeito da comissão, como por exemplo a definição dos integrantes e suas formas de atuação.
“A tragédia que acometeu o Rio Grande do Sul evidenciou o quanto forte são os elos que ligam nosso Estado à Itália, uma conexão que vai muito além da imigração e segue viva até hoje. Por isso, as comemorações dos 150 anos serão ainda mais simbólicas no próximo ano e, para um momento de tamanha relevância, nossa mobilização nesse encontro de setembro será fundamental“, pontua a presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza.
Diante de tantos motivos para festejar a cultura italiana, o encontro também será oportunidade para esclarecer sobre serviços e atividades da entidade, entre outros assuntos que fazem parte da rotina dos cidadãos de dupla nacionalidade.
O período de inscrições para membros de associações registradas no site do COMITES-RS vai até 31 de agosto. O público pode garantir presença a partir de 1º de setembro. A inscrição será efetivada mediante a doação no valor mínimo de R$ 20,00 para o Projeto “Recupera Muçum“, e as vagas são limitadas. O formulário está disponível em https://comitesrs.com.br/. Outras informações podem ser obtidas via WhatsApp: (51) 99599-1405.
Programação
9h: Credenciamento
10h: Palestra de abertura: O que é o COMITES e o que é o CGIE. Atuação junto à comunidade italiana, com Cristina Mioranza, presidente, e Rosária Anele, vice-presidente do COMITES-RS, e conselheira do CGIE, Stephania Puton
11h: Painel 1. Direitos e deveres do cidadão italiano: AIRE, passaporte, registro civil, registro de filhos, óbitos, estado civil, endereço. Palestrantes: integrantes do COMITES-RS Stephania Puton e Neiva Cantarelli
12h: Almoço livre
14h: Painel 2. 150 Anos da Imigração Italiana: Diretrizes e Mapa de Eventos no RS. Palestrante: Isadora Aquini
15h: Painel 3. Frente Parlamentar Brasil-Itália.
15h40min: Painel 4. Os 150 Anos da Imigração Italiana e a Reconstrução do RS. Palestrante: secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabrício Guazzelli Peruchin. Também haverá a apresentação da Comissão Estadual dos 150 Anos da Imigração Italiana
16h: Painel 5. O novo modelo de gestão e apresentação da nova sede do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. Palestrante: Cônsul-Geral da Itália, Valerio Caruso
17h: Espaço para perguntas ordenadas e por escrito
17h45min: Encerramento, com a participação do Cônsul-Geral da Itália e representantes do governo do Estado do RS
18h30min: Confraternização, com participação do Coral I Amici de la Massolin
Fonte: Assessoria de Imprensa
leouve.com.br