Na noite desta quarta-feira (22), o céu estrelado da Lagoa dos Barros, localizada entre os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha, foi palco de um espetáculo raro: O registro do cometa C/2024 G3 Atlas.
O fenômeno, que tem chamado a atenção de astrônomos e curiosos, foi capturado por Fagner Terra, morador da região e entusiasta da astronomia.
De acordo com o site G1, o cometa foi avistado em outras localidades do Brasil, destacando-se pela sua intensa magnitude de brilho, que o torna um evento incomum.
Especialistas consideram o fenômeno raro, especialmente por sua visibilidade a olho nu, um privilégio que nem sempre é possível em aparições de cometas.
Fagner, que não é fotógrafo profissional, relatou a emoção de finalmente registrar o momento. “Estava há meses tentando flagrar o cometa, mas a poluição luminosa e as nuvens dificultava. Mas ali, na Lagoa dos Barros, estava bem escuro e o céu limpo, ficou propício para a captura”, contou.
O espetáculo celeste também foi relatado por outros moradores da região. Testemunhas de Osório e Santo Antônio da Patrulha afirmaram ter avistado o cometa nos últimos dias.
Contudo, os especialistas alertam que o brilho do C/2024 G3 Atlas deve diminuir gradativamente à medida que ele se afasta do Sol, deixando de ser visível a olho nu.
Não há previsão exata de até quando o fenômeno poderá ser observado.
Para aqueles que ainda desejam contemplar o cometa, a recomendação é buscar locais afastados de grandes cidades, onde a poluição luminosa seja mínima e o horizonte esteja desobstruído.
Lucas Filho