Com novo reajuste, Pedágio do RS terá a tarifa mais cara das Rodovias Federais

Ecosul administra 457,3 quilômetros de estradas no sul do Estado Divulgação / Ecosul

Aumento, que está próximo, deverá chegar a 28%.

Quando a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) aprovar a revisão tarifária do contrato da Ecosul, a tarifa de cinco praças da BR-116 e da BR-392 deverá se tornar a mais cara das rodovias federais brasileiras (veja relação abaixo).

Atualmente, o pedágio para carros no sul do Estado é o terceiro maior dentre as 24 concessões administradas pela União.

Em 2021, a tarifa da Ecosul aparecia na quarta posição. Na ocasião, o pedágio custava R$ 12,30.

O valor mais alto nos dias de hoje é pago para carros que passam na praça de pedágio da BR-116, na cidade fluminense de Guapimirim. A tarifa custa R$ 19,40. O segundo lugar é da BR-116, na cidade paulista de Pindamonhangaba: R$ 15,70.

Distante pouco mais de 300 quilômetros da praça de pedágio de Camaquã, da Ecosul, está o valor de pedágio mais barato pago em rodovias federais brasileiras, na cidade catarinense de São João do Sul. É o contrato da Via Costeira, na BR-101.

A tarifa para carros custa R$ 2,50.

O reajuste da Ecosul deverá ser de 28%, fazendo com que o valor para carros salte de R$ 15,20 para R$ 19,50.

O aumento de 2024 trará a recomposição dos índices inflacionários de 2023 e 2024, já que a última vez que o pedágio sofreu reajuste foi em novembro do ano passado.

Na ocasião, o valor da tarifa para carros subiu 23,5%, passando de R$ 12,30 para R$ 15,20.

Os novos valores já poderiam entrar em vigor no dia 1º de janeiro, data-base de reajuste dos pedágios da Ecosul, mas a votação que irá ratificar a recomposição não foi incluída na última reunião de diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Dessa forma, o aumento será apreciado em um dos próximos encontros de janeiro, fazendo com o que os novos valores já passem a valer ainda dentro do próximo mês.

 

Desde 1998

Originalmente, o contrato da Ecosul tinha 15 anos de duração. Começou a valer em julho de 1998 e deveria findar em 2013. Porém, no ano 2000, um aditivo prorrogou o vínculo até abril de 2026.

 

Prorrogação

A concessionária voltou a pedir prorrogação de contrato ao governo federal. O pedido está em análise. O valor do pedágio cairia dos atuais R$ 15,20 para R$ 11.

 

Primeira vez

A primeira tentativa de prorrogar o contato ocorreu em 2021. A proposta foi levada ao então ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas. Em contraproposta, o governo chegou a propor incluir a duplicação da BR-290, Depois de meses de discussões, a ideia foi arquivada.

 

Valores mais altos de pedágios de rodovias federais

  1. EcoRioMinas (RJ/MG) = R$ 19,40
  2. RioSP (RJ/SP) = R$ 15,70
  3. Ecosul (RS) = R$ 15,20
  4. Ecovias do Araguaia (TO/GO) = R$ 14,80
  5. Concer (RJ/MG) = R$ 12,60
  6. Via Brasil BR-163 (MT) = 9,80
  7. Nova Rota do Oeste (MT/MS) = R$ 9,40
  8. Rodovia Transbasiliana (SP) = R$ 9,40
  9. MS Via (MS) = R$ 9,10
  10. Eco 050 (GO/MG) = R$ 9,00
  11. Concebra (DF/GO/MG) = R$ 9,00

* A Via Costeira (SC) aparece na última colocação. O valor pago para carros é de R$ 2,50.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

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