Aumento, que está próximo, deverá chegar a 28%.
Quando a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) aprovar a revisão tarifária do contrato da Ecosul, a tarifa de cinco praças da BR-116 e da BR-392 deverá se tornar a mais cara das rodovias federais brasileiras (veja relação abaixo).
Atualmente, o pedágio para carros no sul do Estado é o terceiro maior dentre as 24 concessões administradas pela União.
Em 2021, a tarifa da Ecosul aparecia na quarta posição. Na ocasião, o pedágio custava R$ 12,30.
O valor mais alto nos dias de hoje é pago para carros que passam na praça de pedágio da BR-116, na cidade fluminense de Guapimirim. A tarifa custa R$ 19,40. O segundo lugar é da BR-116, na cidade paulista de Pindamonhangaba: R$ 15,70.
Distante pouco mais de 300 quilômetros da praça de pedágio de Camaquã, da Ecosul, está o valor de pedágio mais barato pago em rodovias federais brasileiras, na cidade catarinense de São João do Sul. É o contrato da Via Costeira, na BR-101.
A tarifa para carros custa R$ 2,50.
O reajuste da Ecosul deverá ser de 28%, fazendo com que o valor para carros salte de R$ 15,20 para R$ 19,50.
O aumento de 2024 trará a recomposição dos índices inflacionários de 2023 e 2024, já que a última vez que o pedágio sofreu reajuste foi em novembro do ano passado.
Na ocasião, o valor da tarifa para carros subiu 23,5%, passando de R$ 12,30 para R$ 15,20.
Os novos valores já poderiam entrar em vigor no dia 1º de janeiro, data-base de reajuste dos pedágios da Ecosul, mas a votação que irá ratificar a recomposição não foi incluída na última reunião de diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Dessa forma, o aumento será apreciado em um dos próximos encontros de janeiro, fazendo com o que os novos valores já passem a valer ainda dentro do próximo mês.
Desde 1998
Originalmente, o contrato da Ecosul tinha 15 anos de duração. Começou a valer em julho de 1998 e deveria findar em 2013. Porém, no ano 2000, um aditivo prorrogou o vínculo até abril de 2026.
Prorrogação
A concessionária voltou a pedir prorrogação de contrato ao governo federal. O pedido está em análise. O valor do pedágio cairia dos atuais R$ 15,20 para R$ 11.
Primeira vez
A primeira tentativa de prorrogar o contato ocorreu em 2021. A proposta foi levada ao então ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas. Em contraproposta, o governo chegou a propor incluir a duplicação da BR-290, Depois de meses de discussões, a ideia foi arquivada.
Valores mais altos de pedágios de rodovias federais
- EcoRioMinas (RJ/MG) = R$ 19,40
- RioSP (RJ/SP) = R$ 15,70
- Ecosul (RS) = R$ 15,20
- Ecovias do Araguaia (TO/GO) = R$ 14,80
- Concer (RJ/MG) = R$ 12,60
- Via Brasil BR-163 (MT) = 9,80
- Nova Rota do Oeste (MT/MS) = R$ 9,40
- Rodovia Transbasiliana (SP) = R$ 9,40
- MS Via (MS) = R$ 9,10
- Eco 050 (GO/MG) = R$ 9,00
- Concebra (DF/GO/MG) = R$ 9,00
* A Via Costeira (SC) aparece na última colocação. O valor pago para carros é de R$ 2,50.
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