Forte massa de ar quente atua sobre o estado ao longo do final de semana.
O Rio Grande do Sul terá um sábado, 6, escaldante sob influência de uma massa de ar muito quente que atua sobre o estado, segundo a MetSul Meteorologia.
Depois dos 38°C registrados nesta sexta-feira no Noroeste, as temperaturas sobem ainda mais durante o final de semana.
A tarde de sábado deve ter máximas entre 35°C e 38°C na maior parte dos municípios, com picos de 37°C a 40°C nas regiões Sul, Campanha, Oeste, Centro e no Noroeste gaúcho.
Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 36°C e 37°C, enquanto a Região Metropolitana, especialmente o Vale do Sinos, pode alcançar 38°C.
O sol predomina ao longo do dia, mas o forte aquecimento favorece a formação de nuvens esparsas, principalmente no período da tarde.
O calor intenso segue no domingo, 7. A MetSul alerta que o forte aquecimento pode provocar pancadas de chuva e temporais muito isolados de vento e granizo na Metade Oeste da tarde para a noite.
Ciclone pode atingir o estado na semana que vem
A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um ciclone intenso no Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira da próxima semana, com alto risco de tempestades severas, ventos muito fortes e chuva volumosa.
O sistema se formará a partir da interação de áreas de baixa pressão vindas do Pacífico, Chile, Argentina e Paraguai.
A pressão atmosférica deve cair acentuadamente, gerando instabilidade forte.
Na quarta-feira, o ciclone estará muito próximo da costa, mantendo o vento intenso; só começa a se afastar na quinta.
O fenômeno pode provocar supercélulas, vendavais destrutivos, granizo e chuva intensa, com volumes que podem chegar a 100 mm a 200 mm em pontos do Sul do Brasil.
O vento poderá atingir 60 a 80 km/h na maior parte do estado, com rajadas de 100 km/h ou mais no Sul e no Leste, incluindo Porto Alegre.
Há potencial para grande impacto no setor elétrico devido à duração e força das rajadas.
Correio do Povo












