Com ajuda de helicópteros, número de resgatados chega a 431 na Serra

Em alguns momentos seis helicópteros, entre militares e civis, fizeram os voos de resgate | Foto: Casa Civil / Divulgação / CP

Seis aeronaves chegaram a trabalhar juntos para salvar pessoas das águas da chuva.

O amanhecer sem chuva neste sábado, na Serra, garantiu a intensificação dos trabalhos de resgate de pessoas.

O balanço divulgado no início da noite indicou 431 vidas salvas.

As operações de salvamento aéreo resgataram 145 pessoas que estavam isoladas por conta da chuva intensa na Serra e no Alto Taquari. Por terra, foram 286 moradores conduzidos para locais seguros.

Assim que o dia clareou, três helicópteros conseguiram decolar do aeródromo de Bento Gonçalves para a busca de pessoas – foi a primeira vez que as aeronaves puderam levantar voo na região. Os primeiros resgates foram de residentes na localidade de São Miguel do Buriti, no interior do município.

Ao descerem das aeronaves, as pessoas recebiam os primeiros atendimentos em ambulância estacionada ao lado da pista, e já eram transportadas para um local seguro.

Forças de segurança do Rio Grande do Sul e de outros estados atuam nas operações. O Gabinete de Crise avançado, com o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, à frente, participa da coordenação.

Antes do meio-dia, a frota foi ampliada e cinco helicópteros (entre militares e civis) passaram a fazer os voos. Em alguns momentos, houve seis aeronaves em ação.

No meio da tarde, voltou a chover na Serra. Mesmo assim, não pararam as operações para o resgate aéreo. Ao escurecer, e em razão da intempérie, os trabalhos deste sábado foram encerrados.

Ainda em razão do início das operações aéreas na Serra e Alto Taquari, equipe da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) foi levada para a barragem 14 de Julho, no Rio das Antas.

A estrutura teve ruptura parcial na quinta-feira. Agora, técnicos puderam acionar a abertura gradual de comportas para liberar a vazão de água e evitar o aumento da pressão sobre a barragem.

 

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas