Com 13 profissionais da educação com covid-19, aulas são suspensas em escola de Arroio do Sal

A decisão foi tomada em conjunto pelas secretarias de Saúde e Educação para conter a propagação do vírus entre os alunos e devido ao alto número de contágio entre os professores, o que comprometeria as aulas.

Após 13 profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Raimundo Fernandes de Oliveira serem diagnosticados com coronavírus, o colégio precisou suspender as aulas em Arroio do Sol. A escola fica na Avenida Rio Branco, no Balneário Areias Brancas, que integra o município litorâneo. Com cerca de 360 alunos, a instituição seguiu aberta até o fim da manhã de quarta-feira (21). Contudo, com a suspeita de contágio de outros profissionais, o município fechou a escola.

A decisão foi tomada em conjunto pelas secretarias de Saúde e Educação para conter a propagação do vírus entre os alunos, demais professores e funcionários. De acordo com o secretário de Saúde, Diego Feldmann, o contágio aconteceu entre os professores durante um encontro pedagógico, antes do início do ano letivo. Ele avalia, ainda, que o período pós-Carnaval pode ter reflexos nos números, mas, até o momento, os casos de coronavírus na cidade não têm aumentado.

— Foi uma transmissão pontual. Na semana passada, os professores tiveram eventos pedagógicos, onde já tinha pessoas com sintomas e havia pessoas com sintomas, e assim o vírus foi transmitido — afirma Feldmann.

Além disso, o secretário ressalta que não havia um número suficiente de professores para manter as aulas. Feldmann esclarece que a portaria atual do Ministério da Saúde não determina que a escola seja fechada, e sim que os professores sejam afastados, mas, diante do alto número de profissionais infectados, foi preciso suspender as aulas:

— Os professores começaram a ter sintomas, fizeram testes e foram positivando, então na segunda alguns não foram e na terça aconteceu o mesmo. Assim, o ano letivo começou com o número reduzido de professores e essa quantidade de profissionais afastados faria falta em sala de aula. Agora a gente vai monitorar os profissionais e os alunos nos próximos dias para avaliar a situação — afirma o secretário de Saúde.

Aulas devem ser retomadas na segunda-feira
A expectativa é de que as atividades escolares sejam retomadas de forma presencial na próxima segunda-feira (26). O secretário de Educação do município, Diego Dias, afirma que a escola será higienizada antes do retorno.

— Nós conversamos com a vigilância sanitária e as famílias foram comunicadas. Também buscamos informações jurídicas para que a gente pudesse fazer tudo certinho. Optou-se, então, pela suspensão, para que de fato a gente pudesse criar esse afastamento nesse momento e fazer a higienização da escola e não aumentar esse número —aponta o secretário de Educação.

A diretora da escola, Maria Celoi Becker de Vargas, explica que a equipe é formada por 47 profissionais, entre professores e demais servidores do colégio. Até o momento, os casos positivos envolvem somente profissionais da escola, e não os alunos. Ela explica que os sintomas surgiram entre sábado (17) e segunda-feira ( 19/02), quando começou o ano letivo.

— Baseado no grupo que estava de plantão e os que retornaram no começo do mês, a maioria positivou e outros estarão fazendo o teste entre hoje (quinta-feira) e sexta-feira. Ainda não sabemos a proporção de pessoas contaminadas. Os próximos dias irão ser bem decisivos —ressalta Maria Celoi.

A diretora explica ainda que as aulas estarão disponíveis nas salas virtuais das turmas, que estão em atualização:

— Vão ser aulas programadas para serem realizadas em casa. Os alunos que não tiverem acesso a plataforma virtual irão receber as atividades impressas no retorno. Estaremos orientando as famílias nos grupos de watts das turmas —afirma.

A Secretaria de Educação garante que irá alinhar medidas com a Saúde, para retomar as aulas em segurança. Para mais informações, os responsáveis pelos alunos podem entrar em contato com a escola por meio dos canais de comunicação disponíveis aos pais.

gauchazh.clicrbs.com.br

VOTE MATTEUS BBB 24!

É a nossa cultura sendo conhecida por todo o Brasil!!

VOTE MATTEUS BBB 24!

Compre Aqui!

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

As Mais Lidas...​

Notícias Relacionadas