Ciclone atua com rajadas de vento intensas no Rio Grande do Sul

Ventos chegaram a 70 km/h em Porto Alegre; rajadas devem diminuir da tarde para noite de sábado

jpeg-2-1024x512 Ciclone atua com rajadas de vento intensas no Rio Grande do Sul

Ventos derrubaram barracas no Brique da Redenção | Foto: Fabiano do Amaral

Um ciclone extratropical intenso atua a Sudeste do Rio Grande do Sul e a Leste do Uruguai sobre o Oceano Atlântico e provoca ventos intensos desde a noite de sexta.

De acordo com a Metsul Meteorologia, é um dos sistemas mais fortes nas latitudes médias neste ano.

Em Porto Alegre, a ventania mais forte ocorreu na noite de sexta-feira, quando rajadas perto de 70 km/h eram anotadas no Aeroporto Salgado Filho, mas com força maior dentro da cidade devido ao efeito da topografia e do relevo da cidade que “encana” o vento entre morros e prédios, acelerando a velocidade.

O fenômeno provocou falta de luz em pontos da cidade, além agitar as águas do Guaíba.

No Sul do Estado, as rajadas de vento no começo da manhã deste sábado variavam de 70 km/h a 80 km/h em diversos pontos.

A estação meteorológica oficial de Capão do Leão, na área de Pelotas, anotou rajadas de 75 km/h no amanhecer deste sábado. Outra estação, logo ao Norte da reserva do Taim, anotou rajadas perto de 70 km/h no começo da madrugada deste sábado

O ciclone extratropical na costa vai se intensificar muito no decorrer desta sábado. Os modelos numéricos indicam pressão atmosférica mínima central de até 979 hPa para a tarde de hoje com o centro do sistema localizado nas coordenadas geográficas 44ºW e 35ºS, a cerca de 700 quilômetros a Sudeste-Leste do Chuí.

O pico de intensidade do vento já foi alcançado em vários pontos do Rio Grande do Sul, mas na manhã deste sábado ainda podem ser registradas rajadas fortes e mais intensas do que nas últimas horas em alguns pontos da costa e da área dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste gaúcho, com velocidades entre 70 km/h e 90 km/h.

No decorrer do dia, entretanto, à medida que o ciclone se afasta do continente, a tendência é que o vento gradualmente diminua no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. Com isso, as rajadas tendem a se tornar mais esporádicas e o vento médio também cedo.

A redução do vento deve ser observada principalmente da tarde para a noite de sábado e no final do dia, à noite, o vento estará fraco na grande maioria das localidades, embora ainda possa ser por vezes moderado com rajadas ainda mais esporádicas na orla gaúcha.

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp