Ir para o conteúdo
Pesquisar

Chuva deve causar alagamentos e cheias no RS

Por: Portal Serra e Litoral

No RS, chuva volumosa no Norte do Estado deve impactar a bacia do Rio Uruguai. | Foto: Pedro Piegas

Alerta é maior para a Metade Norte do Estado e também para Santa Catarina e Paraná.

A MetSul lançou um alerta nesta quarta-feira para volumes excessivos de chuva na Metade Norte do Rio Grande do Sul, em grande parte de Santa Catarina e ainda em no Sul e na Metade Oeste do Paraná.

De acordo com as previsões, pode chover entre hoje e sexta um volume maior do que a média histórica do mês de outubro, causando alagamentos, inundações, elevação dos níveis dos rios e deslizamentos de terra.

Nas áreas citadas, a chuva em 72 horas deve passar de 100mm em vários pontos, mas com acumulados que localmente podem ficar entre 150mm e 200mm.

A chuva volumosa será consequência de centro de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai, sistema que vai estimular a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical com muita chuva e risco de temporais isolados nos três estados da região.

Na quarta-feira, a chuva deve cair com maior volumes no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul com marcas de 50mm a 100mm em algumas cidades.

Chove bastante ainda em parte de Santa Catarina.

No decorrer da quinta-feira, a instabilidade mais forte deve se concentrar em Santa Catarina e no Paraná de forma localizada, enquanto na maior parte do Rio Grande do Sul os volumes de chuva não devem ser altos.

Na sexta-feira, embora possa chover localmente forte no Rio Grande do Sul, a instabilidade deve ganhar força em Santa Catarina e no Paraná, onde pode chover forte em muitas cidades dos dois estados e com acumulados altos para apenas um dia.

No Rio Grande do Sul, a chuva volumosa no Norte do Estado deve impactar a bacia do Rio Uruguai, que deve subir nos próximos dias, inicialmente na parte intermediária (Médio Uruguai) e depois na Fronteira Oeste.

Não se projeta uma cheia muito significativa.

Chuvas com altos volumes nas nascentes deve impactar ainda o Rio Jacuí, que deve subir nos próximos sete a dez dias em sua extensão até desaguar no Guaíba em Porto Alegre, mas também não há indicativo de uma cheia de proporção grave.

 

Correio do Povo

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage