Chá de gengibre: Para que serve, benefícios e como fazer

Chá deve ser feito com as rizomas, partes do gengibre facilmente encontradas em mercados e feiras. mandu77 / stock.adobe.com O gengibre é uma erva

Entenda os benefícios proporcionados pela planta e como preparar a bebida para extrair o melhor dela.

O gengibre é uma erva originária da Ásia e muito consumida no cotidiano do brasileiro, principalmente no preparo de alimentos.

Também conhecido como mangarataia, essa planta pode ser utilizada na forma de chá ou ainda combinada a outras plantas para potencializar os seus efeitos.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais, documento da Secretaria de Saúde de Campinas, em São Paulo, o gengibre contém gingerol, óleo conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias.

O chá deve ser feito com as rizomas.

Segundo o órgão, grávidas e lactantes não devem usar doses maiores do que 1 colher de café (2 ml/0,5g) ao dia.

O uso também não é recomendado para crianças menores de seis anos, ou para pessoas com úlcera péptica, colite, doença hepática, cálculo biliar, hipertensão arterial ou concomitante com anticoagulantes.

As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.

 

Para que serve o chá de gengibre

O chá de gengibre é considerado carminativo, ou seja, ajuda a combater gases intestinais.

A bebida também pode ser benéfica para melhorar processos digestivos e aliviar sintomas de náusea ou enjoo.

Além disso, o chá é conhecido por suas propriedades antioxidantes, antissépticas e anti-inflamatórias, principalmente em casos de problemas respiratórios.

O uso da bebida também é associado com o tratamento de doenças como a arterioesclerose.

A bebida também pode ser usada de outras formas, sem ser a ingestão. Os bochechos com chá de gengibre são famosos por tratar inflamações de boca e garganta.

Vale ressaltar que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.

 

Como fazer o chá de gengibre

-Separar uma colher de café (0,5g) ou de chá (1g) das rizomas, que devem ser picadas para decocção ou raladas para infusão
-Preparar a infusão ou decocção em 150ml de água quente
-Deixar o recipiente com o chá tampado por 10 minutos
-Beber ou realizar o bochecho de duas a quatro vezes ao dia

Screenshot-4 Chá de gengibre: Para que serve, benefícios e como fazer

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir