Centro Obstétrico do Hospital Tramandaí é reaberto

Com a presença do vice-governador Gabriel Souza e da titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, o Hospital Tramandaí reabriu, nesta terça-feira (18/6), o centro obstétrico, referência para 350 mil pessoas de 23 municípios do Litoral Norte.

O primeiro parto após a reabertura já estava marcado para as 20h desta terça.

A unidade estava fechada desde abril.

A instituição pertence ao governo do Estado e, desde 2011, vinha sendo administrada pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que foi substituída, em 1⁰ de junho, pelo Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (Imas), após licitação realizada pela SES. Além da troca de gestão, o hospital passou por uma reforma do telhado e do piso. A obra, na qual o Estado investiu R$ 282,6 mil, permitiu que o centro obstétrico fosse reaberto.

O hospital, referência em gestação de alto risco, tem grande importância para a região. Em 2023, foram realizados 140 partos por mês. Ele possui 11 leitos obstétricos cirúrgicos e oito leitos obstétricos clínicos. Nos últimos meses, mesmo com o centro obstétrico fechado, foram mantidos os atendimentos no Ambulatório de Gestante de Alto Risco (Agar) e na UTI neonatal.
“Há 49 dias o Rio Grande do Sul começou a viver a pior tragédia da sua história. Ainda estamos em um momento desafiador. Mas hoje, neste evento, compartilhamos um momento de alegria, com a reabertura deste espaço de saúde. Estamos trabalhando para que tenhamos um hospital cada vez mais forte e com mais qualidade estrutural.

Começar essa nova história com a volta do centro obstétrico é muito simbólico”, afirmou o vice-governador.

Ele lembrou que a reforma do espaço foi concluída em apenas 30 dias. “Com recursos do Estado e muita agilidade na execução das obras, conseguimos ter o centro obstétrico reativado nesta velocidade. Um espaço bonito, reformado, pensado para acolher da melhor forma as futuras mães e os recém-nascidos”, acrescentou.
“A reabertura só foi possível porque o governo do Estado contratou emergencialmente a empresa que realizou as reformas necessárias para que o funcionamento desta unidade fosse restabelecido”, reafirmou Arita durante a cerimônia. “Saúde tem pressa. Por isso, fazemos saúde pública buscando sempre o melhor para a população”, concluiu.

Histórico

De 2003 a 2011, o Hospital Tramandaí prestou serviços à SES tendo como gestora a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Ulbra Canoas). Em julho de 2011, no entanto, a Ulbra, em crise financeira, comunicou a desistência de seguir na administração. Devido às dívidas com a Receita Federal e com os bens da instituição passando a fazer parte do patrimônio da União, foi formalizada a cessão de uso gratuito para o Estado.

No mesmo ano, a gestão passou à Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).

A entidade conta com 131 leitos SUS de internação, sendo habilitada como: Centro de Atendimento de Urgência Tipo III para pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC); Hospital Dia – Aids; serviço hospitalar para tratamento da Aids, laqueadura, vasectomia, UTI Adulto Tipo II e UTI Neonatal Tipo II.

Possui ainda as especialidades de neurocirurgia, traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia e obstetrícia, entre outros. Entre 2019 e 2023 registrou uma média de seis mil internações por ano.

 

Texto: Ascom SES

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas