No primeiro final de semana de 2025 deve seguir intenso o fluxo pelas rodovias administradas pela CCR ViaSul.
Entre a sexta (3) e a segunda (6), a Concessionária espera uma movimentação superior a 1,1 milhão de motoristas trafegando pelas BRs 101, 386, 448 e Freeway. Esta última deve ser utilizada por mais de 361 mil condutores.
Durante a sexta (3) a estimativa é de que 58 mil pessoas sigam em direção ao litoral gaúcho, enquanto outras 45 mil devem subir no sábado (4).
Ainda em direção ao litoral norte, fluxo normal previsto para domingo e segunda (5 e 6).
Ainda na Freeway, em direção à região metropolitana, a sexta e sábado (3 e 4) deve ser de tráfego mais tranquilo, com 30 e 38 mil veículos, respectivamente.
No dia 5 (domingo), aumento expressivo de mais de 73 mil automóveis na rodovia, enquanto outros 65 mil devem seguir na segunda (6).
Já pela BR-386 também deve ser percebido aumento em relação ao fluxo normal.
São estimados mais de 120 mil veículos entre os dias 3 e 6, com maior movimentação prevista em direção ao interior de Estado, algo em torno de 62 mil condutores.
Melhores horários – quando a possível, a Concessionária reforça aos motoristas para que programem sua viagem de maneira a trafegar nos horários de fluxo mais calmo.
Para o período, a orientação da empresa é de que os motoristas utilizem as rodovias antes das 14h na sexta (3) e após as 15h no sábado (4).
Para a volta, horário ideal é antes das 8h no domingo (5) e depois do meio-dia na segunda (6).
Visando garantir a segurança dos motoristas que utilizam a Freeway, não está prevista a liberação do acostamento, mesmo durante os períodos de fluxo mais intenso.
A medida, entretanto, poderá ser avaliada pela Concessionária junto aos órgãos competentes (PRF e ANTT), como recurso extraordinário e em casos excepcionais.
Nesses casos, a liberação dos trechos só se dará, exclusivamente, quando do acionamento dos piscantes amarelos dispostos ao longo da rodovia.
Ao trafegar pelo acostamento, a velocidade máxima é de 70 km/h e não é permitido o trânsito de caminhões.
Lucas Filho