CCJ da AL aprova projeto que declara Tafona da Canção Nativa de Osório Patrimônio Cultural do RS

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 347/2023, de autoria do deputado estadual Luciano Silveira (MDB), que declara como integrante do patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul, a Tafona da Canção Nativa, evento realizado anualmente no município de Osório

Conforme a justificativa do projeto, a Tafona da Canção Nativa é um festival de música realizado pelo município de Osório, que busca promover um povo que cultua as suas tradições, sejam elas rurais, praieiras ou urbanas, enfatizando os fatos folclóricos, os usos e costumes do gaúcho litorâneo, suas músicas, suas expressões artísticas, seus atos religiosos, suas festas e folguedos, valorizando o homem que, integrado ao seu meio, mantém manifestações típicas e espontâneas do seu dia a dia.

No ano de 2023, a Tafona da Canção Nativa completou sua 29ª edição, sendo evento permanente que ocorre durante os festejos do Rodeio Internacional de Osório-RS, propiciando a cada ano, o surgimento de novos talentos, consagrando, por sua vez, os já existentes.

A primeira edição do festival ocorreu justamente no 10º Rodeio de Osório, precisamente no ano de 1989, graças ao empenho e entusiasmo de seu idealizador, sr. Airton Camargo. No primeiro ano do festival, o primeiro lugar foi dado a música “Cantador do Litoral”, com letra de Elton Saldanha, com música e interpretação de Luiz Carlos Borges.

Com status de excelência entre os festivais de música brasileiros, diversos músicos e compositores consagrados da música gaúcha, brasileira e latino-americana já desfilaram pelo palco da Tafona, como destacado anteriormente, Elton Saldanha, Luiz Carlos Borges, José Cláudio Machado, Renato Borghetti, Pepeu Gomes e Mercedes Sosa, entre outros grandes nomes.

Considerada como berço da música litorânea gaúcha, homenageia in memoriam o cantor e compositor Carlos Catuípe – um de seus principais representantes – concedendo aos seus vencedores troféu que recebe seu nome, conforme Lei Municipal 5323/2014 do município de Osório.

Em suas redes sociais, o deputado Luciano Silveira disse que foi grande satisfação que acompanhou a aprovação do projeto. Ainda conforme o deputado, o projeto segue para votação no plenário em data a ser agendada oportunamente.

 

JPN/AL

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas