Casa Cerâmica apresenta 22 expositores, além de programação de oficinas e palestras, incluindo encontro com ceramista que teve peças em novelas da Rede Globo.
A rica tradição da cerâmica gaúcha ganha destaque em Caxias do Sul com a realização da Casa Cerâmica, evento gratuito que reúne artistas, artesãos e amantes da arte em torno de peças únicas.
No dia 5 de outubro (sábado), das 10h às 19h, o Centro de Cultura Ordovás se transforma em um verdadeiro ateliê a céu aberto, com 22 expositores, oficinas, palestras e demonstrações ao vivo.
A programação abre o projeto Jornada Casa Cerâmica, que também irá passar por Porto Alegre e Novo Hamburgo, e que tem como objetivo celebrar a cerâmica artesanal produzida no Rio Grande do Sul.
No evento, estarão à venda itens utilitários para o dia a dia, como canecas, travessas e pratos; peças de arte, como esculturas; objetos de decoração variados; e acessórios pessoais, como colares e brincos.
Além de adquirir as peças, os visitantes podem participar dos eventos que acontecem ao longo do dia. Um dos destaques é a presença da ceramista autorial Anelise Bredow, sediada em Morro Reuter com o seu Ateliê de Cerâmica, e conhecida por suas obras que já encantaram o público em novelas da Rede Globo.
“A cerâmica artesanal gaúcha já atravessou fronteiras e é reconhecida pela sua criatividade e excelência. Reuniremos profissionais, estudantes e apaixonados por essa arte rica e expressiva, que traz um pouco de nós em cada peça. É uma oportunidade para todos aqueles que desejam aprender mais sobre o assunto ou simplesmente se encantar com objetos únicos”, afirma Michelle Bloedow, ceramista e produtora do evento.
Expositores reconhecidos
Entre os expositores já confirmados estão o ateliê Imperfeita Cerâmica, especializado em itens com estilo minimalista; o Le Petit Estúdio Criativo, que produz peças com esmaltação multicolorida, objetos decorativos com inspiração na natureza e biojóias autorais; o Atelier Selmo Ramos, tradicional marca de comercialização de materiais e insumos de cerâmica, e a artista Martina Berger, que transita pelo pop de forma lúdica, com temas que remetem a infância, contos de fadas modernos e mitos, tanto em acessórios como utilitários.
Palestras e oficinas
Dentro da programação de eventos, às 10h30, a ceramista Anelise Bredow irá falar sobre a sua trajetória de empreendedorismo nas artes manuais.
Formada em Artes pela UFSM e mestre em indústrias criativas pela FEEVALE, Anelise está à frente de seu ateliê em Morro Reuter desde 2006, onde produz e comercializa peças delicadas decorativas e acessórios que unem a cerâmica e a aromaterapia.
Suas obras já estiveram em exposições nacionais e internacionais, além de produções audiovisuais como as novelas Tititi e Passione, da Rede Globo.
Já às 15h30 horas, será a vez de Cris Bellini, professora do curso de extensão em cerâmica da UCS, comandar uma palestra na qual abordará as transformações pessoais vividas por praticantes de cerâmica.
A artista é bacharel em escultura e cerâmica pelo Instituto de Artes da UFRGS. Em colaboração com entidades como a APAE e a PATNA, já realizou projetos em que utiliza a cerâmica como atividade terapêutica para pessoas com deficiências e dependentes químicos.
A programação contará, ainda, com três oficinas.
A primeira terá como tema a “Construção do Rosto Feminino na Cerâmica”, e acontece às 11h30. O encontro será comandar por Daniela Antunes, artista plástica que iniciou sua busca pelo singular feminino na Escola de Artes Ampliatto, em Caxias do Sul, e já participou de mostras como Sala de Visitas, Casa & Cia, Mostrarte e Craft Design. Já foi premiada duas vezes no concurso SESI Descobrindo Talentos das Artes Visuais, além de ter seu trabalho publicado na revista Casa Cláudia e peças comercializadas para a Rede Globo. A professora Tanara Malmann, que possui um ateliê e escola em Caxias do Sul, irá ministrar a segunda aula do dia, com o tema “Como criar seu vaso – O uso de técnicas diversas na criação de peças cerâmicas”, às 13h30. Já Graziela Amarante Guisolfi, proprietária do ateliê Cerâmica da Terra, apresentará, às 17h30, a oficina “Apaixone-se pela cerâmica de Alta temperatura – Aprenda a criar peças que podem ser utilitários para alimentação”.
Haverá, ainda, dois ceramistas realizando demonstrações ao vivo com modelagem em torno. Marco Fronckowiak e Júlia Splash, ambos professores em Porto Alegre, dividirão a cena com três corais da região.
Às 15h, se apresenta o grupo Expressões da Serra; às 16h30, será a vez do Sossego na Pauta, e às 18h, o Vocal Ampliatto.
Entrada gratuita
Todas as atividades possuem entrada franca e são abertas ao público por ordem de chegada.
O evento também integra a agenda de celebração de aniversário do Centro de Cultura Ordovás.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site: www.casaceramicars.com.br ou no perfil do evento no Instagram: www.instagram.com/casa.ceramica.rs.
O Jornada Casa Cerâmica é um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo e foi selecionado em edital organizado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, com apoio de instituições locais.
Serviço:
Jornada Casa Cerâmica
Quando: 05/10/2024, das 10h às 19h
Onde: Centro Cultural Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo, Caxias do Sul – RS)
Agenda:
– Palestra de Anelise Bredow, às 10h30, na Sala de Cinema Ulysses Geremia
– Palestra de Cristina Bellini, às 15h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto
– Oficina de Daniela Antunes, às 11h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto
– Oficina de Tanara Malmann, às 13h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto
– Oficina de Graziela Amarante Guisolfi, às 17h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto
Fonte: Prática Comunicação