Programação foi apresentada nesta segunda-feira em cerimônia de lançamento em Porto Alegre.
Serão oito dias levando a tradição gaúcha a turistas, veranistas e moradores do Litoral Norte.
Em uma das ações mais tradicionais do verão, a Cavalgada do Mar 2024 promete reunir 3,5 mil cavaleiros, amazonas e apoiadores de todas as idades que percorrerão um trajeto de aproximadamente 300 quilômetros pela costa oceânica.
O lançamento da 38ª edição foi realizado na tarde desta segunda-feira no Memorial do Legislativo, centro de Porto Alegre.
Na cerimônia, os organizadores divulgaram datas, percurso e falaram sobre a importância da ação.
“Homenagear o homem do campo é um dos motivos da nossa cavalgada, esse gaúcho que não esmorece.
E nós, com essa singela homenagem, reunimos os amigos feitos no lombo do cavalo, amizades de uma vida inteira.
Nada melhor”, definiu o presidente da Cavalgada, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.
Roteiro deste ano
A Cavalgada terá início em 2 de fevereiro, com saída de Torres, e tem encerramento previsto para dia 10, em Palmares do Sul, que volta ao roteiro oficial.
A partida será no Parque do Balonismo. De Torres, o grupo seguirá para Capão da Canoa, passando por praias como Arroio do Sal, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal até a parada final em Palmares.
Calendário oficial
Apoiador do evento, o deputado estadual Marcus Vinícius anunciou durante o lançamento que encaminhou ao parlamento um projeto de lei para incluir a Cavalgada do Mar no calendário oficial de eventos do RS.
“A Cavalgada do Mar tem uma história belíssima, são 38 edições. Este é um projeto, embora singelo, necessário para que a história do Rio Grande, de todos os senhores e senhoras que fazem desse evento o símbolo do Rio Grande do Sul, permaneça por muitas décadas”, reforçou o deputado, que também exaltou os interesses turísticos econômicos do evento para o Estado.
Correio do Povo