Incidente ocorreu na manhã desta sexta-feira.
A casa de bombas que fica próxima ao portão 3 transbordou na manhã desta sexta-feira e a água vinda do rio Guaíba invadiu a avenida Mauá, no Centro de Porto Alegre.
🔴 URGENTE
CASA DE BOMBAS SE ROMPE
Água invade a avenida Mauá neste momento, no Centro Histórico de Porto Alegre@correio_dopovo @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/OGOHb01zgu
— Jonathas Costa (@jonathasac) May 3, 2024
Água sai da casa de bombas e invade a avenida Mauá, no Centro de Porto Alegre
Imagens: @jonathasac pic.twitter.com/at8IEpy6Mi
— Correio do Povo (@correio_dopovo) May 3, 2024
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, comentou o agravamento da situação na casa de bombas. “O Guaíba está com o nível muito elevado, estimamos que acima dos 4,5 metros, por isso a água está retornando pelo canal. Não há rompimento”, explica o diretor-geral Maurício Loss.
Equipes do departamento foram acionadas para conter o avanço da água. Conforme o Dmae, as demais casas de bombas estão em funcionamento.
A partir desta situação, o cenário de alagamentos em Porto Alegre deve se agravar. Na cidade, outro ponto importante também amanheceu completamente inundado: a Rodoviária.
A área de embarque e desembarque da estação ficou inacessível por conta da quantidade de água. Apesar disso, o local segue funcionamento, mas somente no piso de cima.
Além disso, os trilhos do Trensurb estão submersos por metros de água, comprometendo a operação.
A suspensão do serviço do trecho da Farrapos até Estação Mercado deve permanecer ao longo do final de semana, afetando a mobilidade de milhares de pessoas.
Tem trechos que a água não chegou o que mostra que as bombas dessa região estão funcionando.
Mesmo assim, muitos trechos da Voluntários da Pátria estão completamente alagados e os motoristas devem evitar a região e ir pela avenida Farrapos em direção ao centro ou a Castelo Branco.
Correio do Povo