Peça com 224 quilos foi assada em 18 horas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A maciez e o sabor da carne de búfalo decidiram conquistar o público visitante da Expointer 2025.
Na tarde desta terça-feira, dia 2 de setembro, pelo segundo ano consecutivo, o assado foi distribuído gratuitamente pela Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu).
Desta vez, uma peça de 224 quilos foi servida, em uma hora, na fila que se subiu no entorno da estrutura montada pela entidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Foram 18 horas de trabalho dos churrasqueiros.
Curiosamente, Antônio Schering, de 78 anos, proprietário de restaurante em Novo Hamburgo, experimentou pela primeira vez a proteína. “É bem macia e chinesa, ótima”, exclamou.
“Vou ter que colocar carne de búfalo”, acrescentou, destacando que no seu empreendimento oferece comida caseira aos consumidores e que é também a primeira vez que visita a Expointer. “Sou um privilegiado”, exclamou.
A estudante de ensino médio técnico, Luiza Mariani Müller, de 18 anos, também experimentou uma iguaria pela primeira vez. Da cidade de Bom Progresso, aguardava na fila com certa apreensão mas disposto a dar uma chance para acrescentar um novo sabor ao seu paladar. “É bom, é diferente”, afirmou, surpresa.
Nilmar Júlio Correia também aguardou na fila. “Quem conhece diz que é uma carne muito saudável”, comentou o aposentado e residente em Pelotas. Ele é um veterano na Expointer, já visitou a feira há pelo menos cinco edições, mas nunca teve a oportunidade de experimentar a proteína.
A presidente da Ascribu, Desireé Möller, explicou que a carne de búfalo é considerada nobre, saudável e extremamente macia.
“Esse ano a fila é maior porque no ano passado era uma novidade e menos pessoas ainda conheciam a carne de búfalo. Essa (proteína) tem muito mercado ainda a conquistar em função das suas características”, finalizou.
Correio do Povo