Negão é um cão idoso, com mais de 8 anos, e extremamente dócil.
O cão, de raça indefinida, baleado na noite de terça-feira por um policial militar, na localidade da Barrinha, em Campo Bom, está internado em uma clínica particular, onde foi medicado e está recebendo tratamento adequado.
O fato ocorreu na Travessa Pio XII durante uma abordagem a um grupo de jovens e causou comoção e revolta junto aos protetores e simpatizantes da causa animal.
Negão, como é carinhosamente chamado, é considerado um cão idoso, com mais de 8 anos, e extremamente dócil.
A vereadora Kayanne Braga, que integra a ONG Campo Bom Pra Cachorro e que auxiliou no socorro do animal, conta que Negão teve ferimentos nas duas patas traseiras e pequenas perfurações causadas pela pólvora que espirrou com o tiro. “Nesta quarta-feira ele será submetido a um exame de raio X para termos a certeza de que não há nenhuma lesão interna ou óssea. Ele está bem e já se alimentou agora pela manhã.”
Kayanne conta que todos os animais da Barrinha são monitorados pela ONG, que atua no município há 12 anos.
“Os animais da Barrinha estão todos vacinados e castrados, pois na época da enchente foram todos resgatados e levados para o abrigo. Inclusive o Negão.”
Conforme a parlamentar, todos no bairro conhecem o cão, que circula livremente entre os moradores e crianças, reconhecendo a Barrinha como seu território. Ela desconhece qualquer episódio em que Negão tenha avançado em alguém.
“Vamos fazer uma ocorrência na Delegacia de Polícia e buscar providências junto à Promotoria de Justiça de Campo Bom. Temos uma parceria bem forte com a Brigada Militar, mas considero que este fato isolado aconteceu em razão do despreparo deste policial militar que desconhece o trabalho que desenvolvemos na cidade, na busca pelos direitos dos animais. Esperamos que isso seja resolvido de maneira correta e que dentro da legalidade ele responda pelo fato.”
Após a abordagem, os moradores encaminharam Negão para um ONG, que conseguiu atendimento em uma clínica veterinária. O cão sobreviveu e se encontra em estado estável, mas passará por exames para avaliação dos ferimentos sofridos pelo disparo.
📌Uma das moradoras relatou à Record… pic.twitter.com/UMOPfQhrej
— Correio do Povo (@correio_dopovo) January 28, 2026
SSP determina que a BM apure os fatos
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) determinou à Brigada Militar a imediata apuração dos fatos envolvendo uma abordagem a três indivíduos, na noite desta terça-feira, em Campo Bom, onde um cachorro foi baleado por um policial militar.
As circunstâncias da abordagem, a atuação dos PMs no local e a alegação de que durante a abordagem um policial teria sido atacado pelo cão serão objeto de apuração pela Corregedoria-Geral da Brigada Militar.
Por meio de nota, a SSP disse que trabalha para que logo os fatos sejam devidamente esclarecidos e reforça o compromisso e o respeito aos direitos humanos e à defesa e dos animais.
Correio do Povo












