Dois moradores contraíram a doença durante viagens a outros municípios.
A Secretaria de Saúde de Canela, na Serra, confirmou na manhã desta quinta-feira, os dois primeiros casos de dengue do ano em moradores do município. Os dois casos são importados, já que foram contraídos durante viagem dos pacientes a outras cidades onde há contágio da doença.
Os bairros das pessoas que tiveram diagnóstico positivo já receberam ações do Departamento de Vigilância Ambiental. Equipes fazem visitas de casa em casa, vistoriam os imóveis, esclarecem dúvidas e alertam aos moradores sobre a necessidade de todos estarem mobilizados para evitar a proliferação da doença.
A Secretaria ressalta que caso a população apresente algum sintoma deve procurar atendimento médico para a devida avaliação e acompanhamento. As principais manifestações clínicas são febre alta, dores no corpo, na cabeça e nas articulações, além de outros sintomas, caracterizam essa enfermidade e podem aparecer até 15 dias após a picada.
Esforços para combater o mosquito
Com o objetivo de combater o mosquito aedes aegypti que transmite a dengue, a Vigilância Ambiental em Saúde de Canela, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diariamente saídas de campo.
Além disso, também são realizados monitoramentos periódicos em pontos estratégicos.
A cidade possui um laboratório que realiza análises das amostras encontradas nas ações em um dia.
Com isto, a propagação pode ser controlada mais facilmente.
O laboratório também atende a cidade vizinha de Gramado.
A população de Canela também pode denunciar a proliferação de mosquitos pelo número (54) 32825172.
Correio do Povo