Canal Guilherme na Europa mostra os detalhes da história do Velho Continente

Canal Guilherme na Europa mostra os detalhes da história do Velho Continente
Canal Guilherme na Europa mostra os detalhes da história do Velho Continente

Canal Guilherme na Europa mostra os detalhes da história do Velho Continente

“Um advogado aposentado que se reinventou como divulgador cultural e consultor na área de turismo”. Esta é a referência que encontramos na descrição do canal Guilherme na Europa, no YouTube de Luis Guilherme Gutman, 66 anos. Brasileiro, do Rio de Janeiro, que vive em Braga, ao Norte de Portugal, encontrou na produção de vídeos um hobby, mas também uma forma de compartilhar os conhecimentos adquiridos nos mais recentes anos de estudo.

“Tudo começou durante a pandemia. As minhas netas só haviam estudado a história do Brasil e precisavam aprender sobre a de Portugal. Comprei mais de 40 livros sobre o tema e fiquei deslumbrado com muitas informações que não aprendemos nas escolas brasileiras. Decidi, então, partilhar este conhecimento com amigos e familiares que estavam no Brasil, para que pudessem conhecer mais sobre a história portuguesa”, relembra Gutman. Na época, contou com o apoio do filho Bruno Gutman e do amigo Pedro Lício. Juntos, visitavam locais históricos de Braga e do Norte de Portugal em geral, onde gravavam vídeos e relatos, que eram divulgados no Youtube.

O canal, que começou em 2021, atualmente conta com mais de 160 mil visualizações nos vídeos que trazem, sobretudo, a história de Portugal e dos povos originários da região. Entre os conteúdos mais acessados estão os sobre o Santuário de Fátima, O Reino dos Suevos, e sobre a cidade de Guimarães, localizada ao Norte de Portugal. Há também vídeos curtos, os shorts, que apresentam curiosidades interessantes como, por exemplo, o motivo pelo qual Braga é conhecida como o penico do céu. Além disso, há dicas e sugestões de livros sobre as histórias portuguesas, como o conteúdo que fala do livro Vera Cruz, do escritor português João Morgado, que relata a vida secreta de Pedro Álvares Cabral.

Atualmente, o canal Guilherme na Europa conta com o apoio da Simples Forma, produtora audiovisal de Matheus Torres, que grava e edita os conteúdos, e que também vive em Braga. Os materiais não ficam apenas no YouTube, eles são compartilhados nas redes sociais Instagram e Facebook, onde Guilherme interage com o público e seguidores do canal.

Mais sobre Luis Guilherme Gutman

Luis Guilherme Gutman nasceu no Rio de Janeiro. Foi diretor financeiro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, diretor da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, vice-presidente da Fundação Rio Esportes. Atuou, ainda, como advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi professor de Direito Desportivo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), consultor do Ministério do Esporte do Brasil, consultor da CBF no plano de modernização do futebol brasileiro (2000), consultor jurídico do Clube de Regatas do Flamengo no plano de modernização (1999) e vice-presidente jurídico da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

 

Liliane Machado

Press Manager

Compre Aqui!

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

As Mais Lidas...​

Notícias Relacionadas