A Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), realizou a prisão de um homem por crimes contra a fauna, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e construção em área de preservação permanente.
A ação ocorreu nesta sexta-feira (02/01), durante a 56ª Operação Golfinho 2025–2026, no município de Osório.
A ocorrência foi atendida por uma guarnição da Patrulha Ambiental (Patram) do 2º Pelotão do 1º BPAmb, após denúncia de crime ambiental.
No local, o proprietário da residência autorizou a entrada dos policiais para averiguação.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram carnes de animais silvestres armazenados em freezers, além de munições e uma arma de fogo.
Também foi constatada a manutenção de uma ave silvestre em cativeiro e a existência de uma construção em área de preservação permanente, às margens da Lagoa Caetana.
Diante das irregularidades, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, que foi encaminhado para os procedimentos legais cabíveis. Todo o material irregular foi apreendido pela guarnição.
A Brigada Militar, por meio do Comando de Polícia Ambiental — conhecido como Braço Verde da corporação — reforça a importância das denúncias da comunidade no combate aos crimes ambientais, especialmente durante a Operação Golfinho, que intensifica as ações de fiscalização no período de maior fluxo no litoral.
Em caso de emergência, a população deve ligar 190.
Comunicação Social do 1º BPAmb BM
Brigada Militar — A sua segurança é a nossa praia
Lucas Filho
















