O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) anuncia, nesta quarta-feira (28/02), a redução de indicadores criminais na região durante a 54ª Operação Golfinho.
A Operação Golfinho ocorreu entre 20 de dezembro de 2023 e 26 de fevereiro de 2024 e no Litoral Norte todos os indicadores de criminalidade monitorados pela Brigada Militar sofreram redução no comparativo com o mesmo período da temporada anterior.
O indicador que apontou a maior queda foi o roubo a estabelecimento comercial com 60% a menos que na Operação Golfinho anterior, seguido do homicídio com 50%; furto/arrombamento em estabelecimento comercial (46%); furto/arrombamento em residência (44%); roubo à residência (37,5%); furto de veículo (30%); roubo a pedestre (27%); furto qualificado (27%); roubo de veículo (23%) e furto em veículo (8%).
Durante a 54ª Operação Golfinho foram realizadas 2.563 barreiras policiais, abordadas 44.916 pessoas e fiscalizados 28.396 veículos em barreiras nas vias públicas, que não inclui fiscalizações em estradas estaduais no Litoral Norte feitas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Essas ações e diversas outras resultaram em 894 prisões em flagrante, na captura de 89 foragidos, e em apreensões de 28 armas de fogo, 419 munições e quase 54 quilos de entorpecentes.
O comandante do CRPO Litoral, coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, ressalta que “os resultados satisfatórios no controle da criminalidade demonstram a excelência do trabalho integrado de todas as modalidades de policiamento da Brigada Militar concentrados na Operação Golfinho para a promoção de tranquilidade a moradores e veranistas que se deslocam às praias da região”.
Segundo o coronel Humberto, os contextos de planejamento e execução da Operação Golfinho envolvem o olhar detalhado e aprimorado da Brigada Militar, que vão muito além dos serviços de segurança prestados e percebidos pela sociedade, e, assim, a próxima edição já começa a ser esboçada pela Corporação.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
jplitoral.com.br