Bomba é instalada para drenar a água que inunda o bairro Humaitá, em Porto Alegre

O equipamento foi emprestado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) Foto: Luciano Lanes/PMPA

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) concluiu na noite de segunda-feira (27) a instalação de uma bomba para drenar a água que inunda o bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre.

O equipamento de alta capacidade foi emprestado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que também cedeu profissionais para a execução do serviço.

A bomba – a quarta da Sabesp em funcionamento na Capital – foi colocada perto da Ebap (Estação de Bombeamento de Água Pluvial) 5.

As outras três bombas foram instaladas no bairro Sarandi, na área da Ebap 9, entre os dias 19 e 26 deste mês.

A Sabesp emprestou nove equipamentos desse tipo para a prefeitura de Porto Alegre.

Os próximos locais de instalação devem ser divulgados em breve.

As bombas pesam cerca de 10 toneladas, demandam complexas operações para montagem e têm capacidade para drenar 7,2 milhões de litros por hora.

“Paralelamente, o Dmae também tem trabalhado com outras bombas de menor capacidade. Na região do aeroporto, foram colocadas sete bombas-trator, por exemplo, algumas emprestadas por arrozeiros. Já nas proximidades da Ebap 6, no bairro São João, duas bombas flutuantes e uma bomba-trator também estão em operação. Todos os equipamentos contribuem para agilizar o escoamento de água na Zona Norte”, informou a prefeitura.

 

Protestos

O Humaitá é uma das áreas mais afetadas pela cheia do Guaíba. Além de casas, prédios e estabelecimentos comerciais, o bairro abriga a Arena do Grêmio.

Na segunda-feira (27), moradores da região fecharam uma das pistas da Freeway, perto da Arena, em protesto contra os alagamentos que castigam o bairro desde o dia 3 deste mês.

Também na segunda, moradores do bairro Sarandi, bastante afetado pela enchente, realizaram uma manifestação na avenida Assis Brasil em protesto contra os alagamentos.

Obrigados a deixarem suas casas, eles reivindicam o fechamento de um dique na região.

 

osul.com.br

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas