Tiago Skiersz relata como iniciou na profissão e o que o motiva.
Na profissão de barbeiro, todos os dias clientes dividem histórias e fazem do profissional um grande ouvinte. No caso de Tiago Skiersz, 42 anos, esse momento tornou-se ainda mais especial desde que ele decidiu atender crianças com transtorno do espectro autista (TEA).
— Qualquer coisa que se possa fazer, por menor que seja, com atendimento humanizado, é algo valioso para os pais. Tento entregar isso, porque minha maior recompensa é a felicidade do pai e da mãe — afirma Tiago.
O profissional tem, atualmente, o seu próprio negócio em Imbé, no Litoral Norte. Natural de Cachoeirinha, ele relembra que trabalhava em Porto Alegre quando decidiu mudar de vida.
— Em 2015, estava em um momento de depressão. Então, resolvi me mudar para cá. Vim com R$ 80 no bolso emprestados e nada mais. Fiz curso de barbeiro e em 2017 inaugurei a minha barbearia — recorda.
Hoje, Tiago estima que 50% da sua clientela seja infantil, sendo que boa parte dessa porcentagem é autista. Mesmo assim, ele garante que não tem uma fórmula específica para trabalhar com os pequenos.
— O autista fala com os olhos. Cada um que entra é diferente e cada atendimento a gente aprende mais. Estou tentando me aprofundar todos os dias — ressalta ele.
O carinho de Tiago com seus clientes foi reconhecido neste verão após uma publicação no Instagram da comunicadora do Grupo RBS, Isabel Ferrari, em que ela mostra o seu filho sendo recebido por ele e aceitando cortar o cabelo depois de muito tempo.
— Foi um desafio. Sabíamos que ele (filho de Isabel) só aceitava que o pai dele encostasse no cabelo. Então pedi que o pai acompanhasse o corte. Foi um trabalho feito a quatro mãos — brinca o barbeiro.
Nesta segunda-feira (12), a reportagem da Rádio Gaúcha esteve na barbearia de Tiago, a El Patron. Ele se emocionou ao contar um pouco de sua história no programa Timeline:
A barbearia El Patrón funciona na Avenida Paraguassu, n⁰ 1899, em Imbé.
gauchazh.clicrbs.com.br