Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

Público aproveitou para apreciar o pôr do sol do Guaíba com o colorido dos balões | Foto: Mauro Schaefer

Ação tem objetivo de divulgar o 34º Festival Internacional de Balonismo que ocorre no mês de maio em Torres, no Litoral Norte gaúcho.

O Trecho 1 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, teve o pôr do sol colorido por cinco balões no final da tarde desta segunda-feira. A exposição ocupou o espaço para divulgar o 34º Festival Internacional de Balonismo, que vai ocorrer entre os dias 1º e 5 de maio, em Torres, no Litoral Norte.

Os balões foram inflados para exibição de voos cativos, para apreciação do público, que aproveitou para fazer fotos, conversar com os pilotos, buscar informações, admirar a beleza do esporte e sentir de perto a emoção de um balão de ar quente.

O professor de tecnologia Marcos Kishimoto veio de São Paulo para trabalhar em uma empresa de São Leopoldo e aproveitou a segunda-feira para passear na Capital. Durante a visita, foi surpreendido e se encantou com a presença dos balões. “Estava passeando aqui na orla e vi quando chegaram com os balões e começaram a montar. O mais bacana é que a turma está super acessível, convidando para tirar fotos e explicando como é que funcionam os balões. Está um evento bem gostoso”, disse.

Entre os pilotos presentes na exposição, estava o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Rogério Daitx, que falou sobre a ação. “Este lançamento aqui na Capital acontece para convidar todos os gaúchos para irem até Torres contemplar o Festival Internacional de Balonismo. Ele já está no 34º ano consecutivo, praticamente só parou na época da pandemia”, convidou.

Daitx explicou que assumiu a direção dos trabalhos da organização técnica no ano passado, quando o evento já bateu o recorde da América Latina, com 70 balões. “Este ano bateremos um novo recorde com 80 balões, iluminando o sol da nossa cidade. No mundo, Torres possui o terceiro maior evento, algo que é gratificante demais”, afirmou.

Os cinco balões expostos na Orla vieram de Torres para divulgar o evento, que inicia em pouco menos de um mês. Em formatos diferentes, estiveram modelos de competição, de passageiros e de demonstração.

No evento em Torres, Daitx ressaltou que, apesar de ser um festival, também é uma competição “Do dia 1º ao dia 5 de maio nós teremos provas todos os dias da manhã, enquanto na parte da tarde teremos voos mais voltados para o público”, relatou. Para os pilotos, haverá premiação para influenciar todos a prestigiarem. Entre as competições está a “caça à raposa”, um balão pilotado pelo presidente da FGB.

 

Lançamento também teve exposição no Palácio Piratini

Os Balões também coloriram a frente do Palácio Piratini, no Centro Histórico de Porto Alegre, na manhã de segunda-feira, onde aconteceu o lançamento oficial do 34º Festival Internacional de Balonismo de Torres. A cerimônia foi realizada no Salão Negrinho do Pastoreio, com a presença do governador Eduardo Leite e do prefeito Carlos Souza, entre muitas autoridades e lideranças municipais, estaduais e federais.

Durante a tarde, na exposição à beira do Guaíba, a Diretora de Feiras e Eventos de Torres, Taisse Nascimento, representou a organização do festival. “A gente é a Capital Nacional do Balonismo, chancelada por uma lei federal. Por isso precisávamos evidenciar e mostrar para as pessoas, para elas entenderem a magnitude que é o nosso festival. Como os pilotos aqui, a gente dá essa visibilidade e mostra um pouquinho do que é o evento”, explicou.

O evento é realizado pela Prefeitura de Torres, entre os dias 1º e 5 de maio, de quarta a domingo, no Parque Odilo Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo. A programação inicia às 7h com os primeiros voos de balões e se estende até o encerramento do dia com os shows nacionais.

Além dos balonistas gaúchos, estão confirmadas as presenças de praticantes do esporte em estados como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso e Bahia. Além disso, também está prevista a vinda de balonistas da Argentina, Chile, Estados Unidos e Espanha.

Balões do 34º Festival Internacional de Balonismo de Torres em exposição na Orla do Gasômetro
Fotos: Mauro Schaefer

balonismoMS-1 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_02 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_11 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_03 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_09 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

 

balonismoMS_05 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_12 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_04-680x1024 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_06 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_10 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

balonismoMS_08 Balões colorem o pôr do sol do Guaíba em Porto Alegre

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas