Avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo em Gramado sob condições meteorológicas desfavoráveis de visibilidade restrita
Segundo relatos preliminares dos meios de comunicação, a aeronave caiu sobre edificações no bairro Avenida Central.
O acidente ocorreu na Rua das Hortênsias, a principal via da área central da cidade.
Não há ainda informações oficiais sobreo tipo da aeronave, o número de ocupantes do voo e vítimas, entretanto relatos do local dão conta de que há vítimas na queda do avião entre Gramado e Canela.
De acordo com informações preliminares, após a queda, o avião colidiu contra um prédio, atingiu uma casa, uma loja de móveis e seus destroços acabaram causando danos a uma pousada nas proximidades.
As autoridades isolaram a área para garantir a segurança. Informações indicam que o avião vinha no sentido Canela-Gramado antes da queda.
Moradores relatam que há um forte cheiro de querosene no local e que destroços da aeronave estão espalhados na rua e locais próximos.
As condições de visibilidade no momento do desastre aéreo, por volta das 9h deste domingo, eram muito ruins em Gramado e Canela com a presença de forte nevoeiro na Região das Hortênsias.
De acordo com o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, especialista em Meteorologista Aeronáutica, a investigação que será feita pelo Cenipa (órgão da Força Aérea Brasileira), vai se debruçar sobre as condições meteorológicas e se elas permitiam voar nas condições presentes nesta manhã.
No momento do acidente aéreo com o avião em Gramado, uma frente fria avança pelo Nordeste do Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade e chuva de variada intensidade entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
Este sistema frontal era responsável pelo forte nevoeiro em Gramado com visibilidade horizontal de poucas dezenas de metros.
Havia ainda chuva leve e garoa com registro de precipitação na estação meteorológica no aeroporto de Canela de 3,8 mm entre 8h e 9h da manhã e de outro 1,6 mm entre 9h e 10h.
Já o vento era fraco.
metsul.com