Uma nova atualização no Google Maps teve impacto importante na usabilidade do serviço, já que todo o seu histórico de localização passará a ser salvo apenas em seu dispositivo, e não mais sendo enviado para a nuvem de armazenamento do Google.
O update já foi liberado para Androis e iOS e atende a uma exigência antiga dos usários do Google Maps, que agora terão mais privacidade e segurança dos dados pessoais de geolocalização do serviço.
Depois de atualizar o dispositivo, orgãos de justiça não poderão mais acessar os bancos de dados do Google com os conhecidos “geofence warrants” ou “mandados de geolocalização”, algo que séries policiais como Law & Order constumam mostrar com frequência quando um suspeito tem sua presença na cena de um crime rastreada usando a geolocalização do seu celular.
Avaliação da atualização no Google Maps
Pontos positivos:
Maior privacidade para os usuários: os usuários terão mais controle sobre seus dados de localização, podendo optar por não armazená-los no servidor do Google. Isso pode proteger pessoas inocentes de serem investigadas por estarem no local errado e na hora errada.
Proteção de ativistas em nações ditatoriais: a medida pode ajudar a proteger ativistas de regimes autoritários, que podem usar os dados de localização para monitorá-los e persegui-los.
Redução do risco de vazamentos: a medida reduz o risco de vazamentos de dados de localização, que podem ser usados para fins maliciosos, como crimes ou propaganda política.
Pontos negativos:
Dificuldade para a polícia investigar crimes: a medida pode dificultar a investigação de crimes, pois a polícia não terá acesso aos dados de localização das pessoas que estiveram na área do crime.
Análise:
Em geral, a medida é positiva, pois aumenta a privacidade dos usuários e reduz o risco de vazamentos de dados. No entanto, é importante considerar que a medida também pode dificultar a investigação de crimes.
leouve.com.br