A Semana Farroupilha, uma das maiores celebrações da cultura gaúcha, será realizada em Osório de 13 a 20 de setembro, no Parque de Eventos Jorge Dariva.
Apesar das limitações impostas pelo período eleitoral, que impediram uma divulgação mais ampla e a organização de eventos de maior porte, o município promete manter viva a tradição com uma programação rica em atividades culturais e campeiras.
Em conversa com a Jovem Pan, o Secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, Neimar Pacheco, detalhou a programação que terá abertura oficial marcada para as 18h do dia 13 de setembro, com a chegada da chama crioula, símbolo da resistência e do orgulho gaúcho.
Em seguida, a 1ª prenda do Rio Grande do Sul, Isabella Nunes, fará um pronunciamento.
Às 19h, começam as provas campeiras, incluindo o tradicional tiro de laço e as emocionantes gineteadas.
As atividades campeiras seguem até o domingo, com destaque para o show de Silvino e grupo na sexta-feira à noite, e para o baile com o conjunto Tronco de Galpão, que animará o público no sábado, a partir das 22h.
Durante a semana, a programação se mantém intensa. Três entidades tradicionalistas do município serão responsáveis pela ronda crioula, que incluirá apresentações artísticas e musicais.
Além disso, as escolas de Osório participarão com atividades culturais, promovendo a integração entre tradição e educação.
No dia 19, véspera do feriado, o público poderá conferir o show de Libório e grupo, que promete aquecer os ânimos para o grande dia.
A celebração culmina no dia 20 de setembro, com o tradicional desfile farroupilha na Avenida Marechal Floriano Peixoto, às 15h. Em seguida, no Parque de Eventos Jorge Dariva, haverá a premiação dos vencedores das provas campeiras e o encerramento das festividades.
Além das atividades da Semana Farroupilha, no dia 7 de setembro acontece em Osório o desfile da Proclamação da Independência, às 9h, na Avenida Marechal Floriano Peixoto.
Em caso de chuva, o desfile será transferido para o domingo, dia 8.
Lucas Filho