Artesão do Litoral Norte participam da 48ª Expointer

01171345_2207945_GDO

Aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (1/9), o Pavilhão do Artesanato contabilizou 6.739 peças comercializadas, que somaram R$ 525.433 em vendas no primeiro final de semana da Expointer.

O número representa um aumento de 44,5% em comparação ao mesmo período de 2024.

O Pavilhão sedia a 42ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorre simultaneamente à Expointer, até 7 de setembro de 2025, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a feira está aberta para visitação das 8h às 20h.

Ao todo, 189 artesãos de 56 municípios gaúchos expõem e comercializam seus produtos em 124 estandes na Expoargs.

A maior feira de artesanato gaúcho reúne ampla variedade de técnicas, como: cutelaria, tecelagem, patchwork, macramê, modelagem em couro, entalhe em madeira, típico regional, tapeçaria e pintura.

Do Litoral Norte, participam artesão de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí e Xangri-Lá.

 

Os expositores foram selecionados por uma Comissão de Avaliação e Triagem, de acordo com os seguintes critérios:

-aplicação da técnica e qualidade do produto final;

-estética (equilíbrio e harmonia na criação das peças);

-produto associado à cultura local (possuir atributos/características culturais ou iconografia do Estado);

-destaque técnico (artesãos apresentam trabalho diferenciado, em termos de criatividade, inovação, qualidade e domínio do processo produtivo, dentro da sua matéria-prima/técnica);

-ineditismo e diversidade (produtos, técnicas ou matérias-primas com referência cultural, únicas ou pouco frequentes no conjunto de artesãos inscritos para a oportunidade).

 

 

PGA

Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização.

 

jplitoral.com.br

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Rolar para cima