Com o cancelamento de eventos em diversas cidades do Estado, e até mesmo na região do Litoral Norte, levantou-se o debate sobre uma possibilidade de cancelamento do Rodeio Crioulo Internacional de Osório.
O Secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude de Osório, Neimar Pacheco, conversou com a Jovem Pan sobre o assunto, e disse que em momento algum se falou em cancelamento do Rodeio, mas destacou que a decisão de manter o evento foi dividida com todas as entidades que atuam na realização, como o Rotary, Lions, Sindilojas, ACIO, entidades tradicionalistas, que de forma unânime, todas consideram importante a realização do Rodeio.
Além disso, o Secretário consultou as empresas que adquiram espaço como expositores, e sem exceção, todas decidiram manter a participação no Rodeio.
– As pessoas precisam também trabalhar, sair de frente da TV e só ver notícias ruins. Disse Neimar Pacheco.
Outro ponto destacado pelo Secretário é a manutenção de outros rodeios no estado, com o formato de evento solidário. Neimar disse que consultou o departamento jurídico de Osório, e relatou que está sendo formatado como isso será realizado no município.
– Existem duas possibilidades, a doação de alimentos, ou o valor ser revertido na compra de produtos necessários. Comentou o Secretário.
A edição deste ano celebra 40 anos do evento, além das homenagens já programadas para os idealizadores do Rodeio, está sendo programada uma homenagem especial para Luciano Rolante, participante e grande contribuidor especialmente das provas campeiras, que faleceu no último sábado (18).
O Rodeio, de Osório acontece de 26 a 30 de junho, no Parque de Eventos Jorge Dariva.
Lucas Filho