Após 24 dias de inundação, manifestantes trancam faixas da BR 290 em protesto na zona Norte de Porto Alegre

Moradores estão indignados com bairro alagado em Porto Alegre | Foto: Pedro Piegas

Moradores do entorno da Arena do Grêmio querem instalação de bombas para retirar a água do Humaitá.

Protestos bloqueiam uma das faixas da BR 290, no sentido Capital-litoral, no entorno da Arena do Grêmio, na zona Norte de Porto Alegre. O ato é composto por dezenas de moradores da Vila Farrapos e do bairro Humaitá, que reivindicam a instalação de bombas para drenagem do alagamento na região.

Em ato simbólico, os manifestantes retiram a água do local com baldas. Eles repassam os itens de mão em mão e, depois, o conteúdo é despejado na rodovia.

A região está inundado há quase 25 dias. Uma bomba para retirar a água seria transportada de Nova Santa Rita ao local, na sexta-feira, o que acabou não acontecendo. A previsão é que o dispositivo seja instalado ainda hoje, na Casa de Bombas número cinco.

O motorista de aplicativo Everton Dutra Nogueira, de 40 anos, é morador da Vila Farrapos. Ele afirma que os protestos vão continuar até o fim das inundações no local.

“Nossas casas estão submersas desde o dia 3 de maio. Não vamos sair daqui até a instalação da bomba. Estamos colocando as mãos na água suja, apesar de recomendarem para não fazer, porque cansamos de esperar. Perdemos tudo o que tínhamos, não há mais nada a perder”, disse o morador.

O autônomo Márcio Alexandre Lima Azevedo, de 55 anos, conta que a água ultrapassa 2 metros em pontos na Vila Farrapos. “Está tudo inundado, estamos de promessas não cumpridas. Ninguém aqui é bobo. Não vamos sair até que resolvam”, destacou.

A Polícia Rodoviária Federal acompanha a manifestação. O diretor-geral do Departamento de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, está no local e conversa com manifestantes. De acordo com o órgão, a bomba de drenagem já está na Capital, na zona Leste, e deve chegar na zona Norte nas próximas horas.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas