A Escola de Educação Especial Vó Eugênia – a Apae de Osório festejou no último dia 26 de junho, os seus 50 anos de fundação. Um “parabéns” cantado pela banda formada por alunos da escola, com a presença de autoridades, seguido de um coquetel, marcaram as comemorações.
O atual presidente da entidade, Danilo Borba, enalteceu a trajetória e dedicação de todos que fizeram a Apae de Osório ser uma referência na região e estado no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Ele ainda destacou a participação da sociedade osoriense que sempre apoia os eventos realizados pela entidade que promovem a inclusão e angariam fundos para os seus projetos.
Como a tradicional Noite dos Caldos da Apae deve ocorrer no próximo dia 11 de julho.
Na ocasião, o prefeito de Osório, Roger Caputi, parabenizou o trabalho de excelência realizado pela instituição e se comprometeu em auxiliar com mais melhorias. Já está em construção, na entidade, o Jardim Sensorial, sendo realizado com emenda parlamentar do deputado federal, Alceu Moreira.
A Apae de Osório oferece diversas atividades aos seus alunos com equoterapia, jardim dos sentidos, beach tennis, bocha, teatro, trabalho na horta, aulas de dança, aulas de Educação Física com competições esportivas, a Banda da Apae, São diversos projetos que abrangem o processo de aprendizagem com o Ensino Fundamental e EJA, mas também na parte da saúde e assistência social com o TEAcolhe onde a Apae é referência regional para atender com qualidade e de forma integrada pessoas com autismo e suas famílias em 11 municípios da região.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Osório foi fundada em 26 de junho de 1974 pelo Lions e Rotary Club de Osório.
Com o apoio dos poderes públicos, a Apae de Osório ao longo desses 50 anos de atividade, tem procurado dignificar o trabalho de atendimento aos portadores de necessidades especiais, oferecendo diferentes possibilidades técnicas e instrumentais, propiciando condições para que sua individualidade se manifeste melhorando sua qualidade de vida, assegurando seus direitos como cidadão.
Fonte: divulgação/Apae
Lucas Filho