Ao menos 100 pessoas estão desabrigadas em Eldorado do Sul e Guaíba após alagamentos e transbordo de arroios

Em Eldorado do Sul, famílias sofrem novamente com enchente em diversos bairros | Foto: Mauro Schaefer

Em Eldorado do Sul, famílias sofrem novamente com enchente em diversos bairros.

Em Guaíba, ao menos 15 famílias saíram de casa por transbordamento de arroio.

As fortes chuvas que atingem a região fizeram ao menos 100 pessoas deixarem suas casas em Eldorado do Sul e Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.

O principal transtorno registrado nas cidades foi o transbordamento de arroios, mas a elevação do rio Jacuí e do Guaíba já começam a preocupar moradores e autoridades.

Em Eldorado do Sul, foram registrados alagamentos nos bairros Cidade Verde, Picada, Poncho Verde, Rincão, Bom Retiro, Sans Souci, Chácara e Itaí, tanto em regiões ribeirinhas como em pontos onde há passagem de arroios.

De acordo com a vereadora Daiane Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul, ao menos 60 pessoas foram encaminhadas para um abrigo montado pela Prefeitura no ginásio da Escola Otávio Gomes, no Parque Eldorado.

No local, estão moradores dos bairros Rincão, Poncho Verde e indígenas que viviam nas proximidades do trecho da BR 290 onde parte da pista foi arrancada pela enxurrada na terça-feira. “Nós estamos com um ponto bem crítico nessa região. O transbordamento do rio Jacuí ou do Guaíba ainda não causou grandes impactos, apenas alguns pontos com inundação, onde a água já está batendo na calçada”, citou ela.

A grande preocupação das autoridades de Eldorado do Sul está na possibilidade de mudança na direção do vento para Sul nas próximas horas, fato que pode represar o Guaíba junto à foz na Lagoa dos Patos.

O mesmo cenário de atenção é vivido em Guaíba, onde os principais pontos de alagamentos foram registrados na Zona Sul, em função do transbordamento do arroio Passo Fundo.

Conforme a Defesa Civil, ao menos 15 famílias do bairro Passo Fundo foram para casa de familiares e outra família, sendo seis adultos e sete crianças, precisou ser encaminhada para um abrigo montado pela Prefeitura em uma igreja na região Central da cidade.

Desde terça-feira, as cidades contabilizaram mais de 100 milímetros de precipitação.

 

Correio do Povo

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas