Touro Brahman, de sete anos, registrou o peso de 1.430 quilos; é a primeira vez que um animal de raça zabuína registra o maior peso da feira.
Falcão, um touro Brahman de sete anos, registrou o peso de 1.430 quilos, tornando-se o animal mais pesado da 48ª Expointer.
De acordo com a organização, é a primeira vez que uma raça zebuína conquista o feito.
Desde o início da feira, na década de 1970, os pesos-pesados costumavam ser das raças europeias Charolês, Limousin e Devon.
É a primeira participação da Cabanha Talismã, de Içara, Santa Catarina, na Expointer. “Em nossa primeira vez, ganhar o título de animal mais pesado com um zebu é uma satisfação muito grande”, destaca Edinaldo Souza Borges, cuidador do Falcão, que na fazenda é mais conhecido como Hércules.
“Ele é nascido em nossa cabanha, foi vendido como touro jovem e recomprado dois anos depois. É um bom reprodutor, utilizamos a genética dele, os bezerros que nasceram dele se destacam. Ele foi ganhando peso e a gente viu que ele convertia bem, por isso decidimos vir para a Expointer”, contou Edinaldo.
É a primeira vez que uma raça zebuína conquista o recorde de maior peso na Expointer.
O touro Brahman, Falcão, que registrou impressionantes 1430 quilos, recebendo o título de animal mais pesado da Feira.
📲Acompanhe nossa cobertura exclusiva da Expointer 2025. Conteúdo… pic.twitter.com/6u1wnKa0St
— Correio do Povo (@correio_dopovo) September 1, 2025
A cabanha só trabalha com a raça Brahman, escolhida pela docilidade e pelo ganho de peso. “É uma raça excelente para cruzamento industrial.
E na nossa região em Santa Catarina, as raças europeias não se adaptaram, o Brahman se deu muito bem pela rusticidade e todo mundo só quer o Brahman por lá”, completou o tratador.
O Falcão, ou Hércules, está inscrito para o campeonato da raça Brahman, cujo julgamento ocorre na terça-feira, a partir das 8h, na Pista Central.
Correio do Povo