Na terça-feira (18), os alunos-soldados da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) de Osório participaram de uma marcha operacional de aproximadamente 13 quilômetros, percorrendo estradas e diferentes tipos de terreno até a Lagoa do Peixoto, em Osório.
A atividade, que também contou com a participação do efetivo orgânico, faz parte do Curso Básico de Formação de Policiais Militares (CBFPM), turma 2024/2025.
O objetivo do exercício foi preparar a tropa para percorrer grandes distâncias sem perder seu poder combativo, além de desenvolver o espírito de cooperação e de corpo, aprimorar a disciplina e elevar o moral.
A marcha também fortaleceu a resistência física e a confiança dos alunos, elementos essenciais para o desempenho da atividade policial.
Ao chegarem ao destino, os alunos participaram de uma instrução de intervenção armada em ambientes de baixa luminosidade, no camping da Lagoa do Peixoto.
Logo após, realizaram as atividades de maneabilidade que foi planejada para reforçar o espírito de corpo, a abnegação e a autoconfiança, simulando deslocamentos em terrenos diversos e expondo os participantes às intempéries que fazem parte do cotidiano do policial militar.
A marcha e a instrução prática representam marcos na formação dos futuros soldados da Brigada Militar, preparando-os para os desafios da segurança pública com disciplina, resistência e comprometimento.
Comunicação Social da EsFES – Osório
Vídeo e texto – Sd Sacha Pereti
Lucas Filho