Altas temperaturas exigem cuidados na prática de exercícios físicos

Para evitar o superaquecimento do corpo, a dica é usar roupas leves e respiráveis | Foto: Freepik

Especialista recomenda cuidados para praticar atividades físicas em meio à onda de calor que atinge o RS.

Os dias quentes deixam as pessoas mais animadas para aproveitar ao ar livre, mas também exibem cuidados na hora de praticar atividade física. “Durante o exercício, é natural que o nosso corpo produza mais calor. O clima quente e úmido diminui a possibilidade do corpo se manter refrigerado, favorecendo o aumento exagerado da temperatura corporal”, explica Raphaela Santetti, treinadora da Care Club Porto Alegre.

Para evitar o superaquecimento do corpo, a dica é usar roupas leves e respiráveis que permitam a dissipação do calor através do contato da pele com o ar. Outro ponto importante é escolher horários mais frescos do dia para a prática ou ambientes climatizados.

Considerando que a principal forma de dissipação do calor produzido pelo corpo ocorre através do suor que se evapora, manter a hidratação do corpo através da ingestão prioritária de água colabora para que o mecanismo de dissipação de calor funcione de forma adequada.

“Para pessoas que realizam exercícios de duração prolongada ou de alta intensidade, a adição de bebidas isotônicas pode ser necessária. Para isso, orientações mais específicas podem ser colhidas com um nutricionista”, destaca.

Durante o exercício físico devem ser observados outros fatores com atenção, como tontura ou síncope, sinais de edema principalmente nas pernas, câimbras nos membros exercitados e hipertermia (aumento da temperatura acima de 40º) em casos extremos. “Em caso de hipertermia, há a necessidade de resfriar o corpo de forma rápida e para isso, a imersão em água fria ou em água com gelo são as com maior efeito constatado”, salienta Raphaela.

Outra questão que a treinadora destaca é que a pessoa não deve estar com alguma infecção ou doença viral, já que o quadro afeta a capacidade do corpo de realizar o ajuste adequado da temperatura. “O calor não deve ser um impeditivo para a realização de exercício físico. No entanto, estar atento aos cuidados e às recomendações para a prática neste período são cruciais para que ela seja benéfica”, conclui.

 

Lembre-se destas 6 dicas antes dos exercícios:

🩳 Use roupas leves;
⌚ Escolha horários mais frescos do dia ou ambientes climatizados;
💧 Beba bastante água;
🥤 Faça a ingestão de bebidas isotônicas, se necessário;
😷 Não faça exercícios caso esteja com alguma infecção ou doença viral;
🌡️ Observe com atenção o aparecimento de tontura ou síncope, sinais de edema, câimbras e hipertermia.

 

Correio do Povo

 

 

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir