Na terça-feira, 20, foi realizada a solenidade de lançamento do programa Mãe Gaúcha no município.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo contemplar gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, para que os vínculos entre mãe e bebê sejam traçados desde a gestação com a entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida da criança como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa de maternidade.
O Mãe Gaúcha contemplará gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, que residam no município. Para receber o kit é necessário estar com o pré-natal em dia, inscrita no Cadastro Único e receber o benefício do Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição no programa.
Em Osório, as assistentes sociais responsáveis pelo programa são Cristiane Sperb e Suzane Sturmer.
O Prefeito Roger Caputi frisa que o programa visa dar suporte às gestantes. “A parceria firmada entre município e estado disponibilizando kits com acessórios indispensáveis para um recém-nascido vai ajudar muito as famílias que por vezes não têm condições de comprar esses itens. Essa é mais uma iniciativa que busca complementar outras ações que são desenvolvidas pela administração”, conclui o Prefeito.
O secretário de Assistência Social e Habitação Joanito Borges destaca que é um momento extremamente importante para a secretaria. “Estamos exercendo a missão de desenvolver o programa em nossa cidade, que vem para fortalecer a rede de cuidados e comprometimento com as gestantes”, termina o secretário.
Participaram do ato ainda os secretários municipais, o vereador João Pereira, servidores e a população. As gestantes que se incluem nos requisitos devem procurar a secretaria de Assistência Social e Habitação, na Avenida General Osório, 2230, Bairro Glória.
✍🏻Texto: Amanda Ferrari
📷Fotos: Marcel Avila
Prefeitura Municipal de Osório