Tarde será de calor, com máximas acima de 30ºC em diversos pontos.
O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas no Oeste e no Sul haverá maior nebulosidade com chuva em vários pontos ao longo do dia.
Instabilidade maior é prevista entre a Campanha e o Sul do estado, onde em alguns pontos pode chover localmente forte e com risco marginal de temporais isolados.
Não se afasta que a instabilidade alcance alguns pontos do Centro do estado. Já na Metade Norte, o tempo firme predomina sob massa de ar quente. Por isso, aquece menos no Sul gaúcho ao passo que na Metade Norte abril começa com calor de verão.
As mínimas rondam os 17ºC em Bagé e os 15ºC em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32ºC em Santa Cruz do Sul e 33ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22ºC e 32ºC.
Abril, que começa nesta segunda, tem historicamente um clima típico de outono ao passo que março, recém terminado, ainda guarda mais características de verão. Por isso, dias de calor são menos frequentes, embora ainda ocorram no novo mês.
Os dias com madrugadas amenas ou frias também aumentam e em alguns anos ocorrem até episódios de frio muito intenso. Em 1999, por exemplo, chegou a nevar nos Aparados no começo da segunda quinzena de abril.
Outra característica de abril é o aumento da frequência de dias com registro de nevoeiro e neblina entre a madrugada e o período da manhã. Abril de 2024 começa com condições no Pacífico ainda de El Niño, em enfraquecimento e se encaminhando para o fim.
A tendência é de enfraquecimento adicional ao longo do mês, que deve terminar com Pacífico sob El Niño fraco ou já em neutralidade. Não se espera um abril excessivamente chuvoso e tampouco seco no Rio Grande do Sul.
Apesar de um aumento previsto de dias amenos e agradáveis, com características de meia estação, haverá mais dias de calor do que o normal neste mês e o frio será escasso.
Este abril em vários momentos mais vai lembrar o verão do que um mês de meia estação com tardes de calor e máximas que são menos comuns de se observar nesta época do ano.
Correio do Povo