Após uma fase inicial de nivelamento teórico, a operação entrou na fase prática nesta quarta-feira (30).
Durante essa primeira etapa, a PRF abordou dois ônibus da mesma empresa, que recentemente se envolveram em um acidente que resultou em um óbito e uma pessoa ferida.
Os condutores dos veículos não estavam habilitados para o transporte coletivo de passageiros.
Ao verificar os documentos, foi constatado que os condutores não possuíam o Curso Especializado para o Transporte Coletivo de Passageiros (CETCP), exigido pela legislação para a segurança dos passageiros.
Um dos veículos realizava uma viagem fretada autorizada de Arroio do Sal para Porto Alegre/RS e o outro seguia de Porto Alegre para Florianópolis.
Com a constatação da irregularidade, os veículos foram retidos até que a situação fosse regularizada.
No dia 18 de setembro deste ano, um dos ônibus da empresa se envolveu em um grave acidente de trânsito na BR-290, em Santo Antônio da Patrulha.
O veículo fazia a linha Florianópolis-Porto Alegre quando colidiu na traseira de um caminhão.
O motorista do ônibus morreu no local, uma passageira ficou levemente ferida, e os demais 35 ocupantes do coletivo não sofreram ferimentos.
O condutor do caminhão, um homem de 72 anos, saiu ileso do acidente.
A OTEPAS segue em andamento, e a PRF continuará com a fiscalização para garantir que veículos e condutores estejam de acordo com os requisitos de segurança e com a legislação nas rodovias federais do estado.
Lucas Filho