O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, nesta manhã de sexta-feira (06/02), deu posse, em seu gabinete, ao novo secretário municipal de Saúde, Luis Genaro Ladereche Figoli.
Uma cerimônia com autoridades foi realizada para marcar o ato que contou com a presença e as falas do secretário da pasta que está saindo, o médico Gonzalo Rafael Pintos, do presidente da Câmara de Vereadores, Rossano Teixeira e do vice-prefeito de Osório, Ed Moraes.
Na ocasião, foi apresentado um panorama das dificuldades enfrentadas no setor da saúde neste primeiro ano de gestão e as superações com a reorganização de serviços. “Recebemos um orçamento muito difícil ano passado. Era, praticamente, 13 milhões a menos. Mesmo assim, conseguimos colocar diversos serviços em dia como o da Farmácia Municipal e algumas especialidades no final do ano, como a oftalmologia e a otorrinolaringologia. E encaminhamos melhorias importantes como a construção das novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Glória (em construção) e do distrito de Atlântida Sul”, disse Bolzan Júnior. “Gonzalo, agradeço à ti pelo teu desempenho, pela tua dedicação e Genaro, seja bem-vindo para dar eficiência à saúde básica do nosso município”, disse o prefeito.
Em sua fala, Gonzalo agradeceu a todos pelo apoio nesse período de um ano e um mês que esteve à frente da pasta. “Mesmo com todas as dificuldades, 25% do orçamento foi na saúde, na manutenção dos serviços básicos e início de novas obras. Quero agradecer, em especial, à minha equipe que é a melhor de todas, são incansáveis na resolutividade e eficiência”, afirmou. “Genaro, muito sucesso, sei que farás um grande trabalho, sei que tem ideias que se unem às nossas de atender bem a nossa população”, disse Gonzalo.
“Estamos todos aqui por um único motivo: todos que estão lá fora. Tudo será em prol da nossa população de Osório. Temos a missão de cuidar das pessoas. Vamos trabalhar a prevenção, as doenças crônicas. Para isso, também vamos cuidar da saúde mental dos nossos colaboradores. Vamos investir em novas tecnologias para melhorar o atendimento. A saúde tem uma demanda quase inesgotável. Não vou prometer nada, mas vou prometer muito trabalho”, disse Figoli que acumula uma vasta experiência como gestor em hospitais da região e também quando exerceu o cargo de coordenador regional de saúde no Litoral Norte.
A solenidade ainda contou com a presença de secretários municipais, das vereadoras Marisa Kingeski, Rosi Jardim e Isabel dos Santos, além da representação de órgãos e instituições da área da saúde, como a Janete Teixeira, pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tiele dos Santos e Rita de Cássia Viana, pela UPA, a enfermeira Lisiane Martins Ilha de Souza, representando o CER e a Márcia Pires, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
O ex-prefeito de Maquiné, João Marcos e o ex vice-prefeito de Tramandaí, Flávio Corso e o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Jorge Teixeira, também prestigiaram a solenidade.
Texto e fotos: Ascom PMO



















