Super Bowl impulsiona estratégia da ESPM e consolida o Brasil como mercado-chave da NFL e dos negócios do esporte.
Curso de Administração da ESPM aposta em estratégia, marketing e parceria com a CBFA para formar profissionais em negócios do esporte em um mercado cada vez mais global.
Às vésperas do Super Bowl, que acontece no dia 8 de fevereiro, o futebol americano ganha ainda mais visibilidade no Brasil e reforça o posicionamento do país como um dos mercados estratégicos da NFL fora dos Estados Unidos. Com mais de 36 milhões de fãs e um escritório oficial em São Paulo, o Brasil se consolida como uma plataforma relevante para negócios, marketing, experiências de marca e desenvolvimento da indústria esportiva.
Esse cenário está no centro da estratégia da ESPM para o curso de Administração de Empresas, que vem ampliando sua atuação na formação de profissionais com foco em negócios do esporte. Por meio de uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), a instituição aproxima o ambiente acadêmico das dinâmicas do mercado esportivo, com temas como gestão de ligas, construção de marcas esportivas, monetização de fãs, patrocínios e internacionalização de propriedades esportivas.
“A expansão da NFL no Brasil mostra como o esporte deixou de ser apenas entretenimento para se tornar uma plataforma global de negócios, marcas e relacionamento com o consumidor. O Super Bowl é o maior símbolo desse ecossistema, que envolve turismo, comunicação, publicidade e economia criativa”, afirma Marcelo de Toledo, professor de Marketing Esportivo da ESPM.
Com essa abordagem, a ESPM amplia a integração entre ensino e mercado no curso de Administração de Empresas, incorporando temas ligados à estratégia, marketing e gestão do esporte à sua grade acadêmica, em um contexto de crescente internacionalização e profissionalização da indústria esportiva.
Sobre a ESPM
A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação – tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.
Leticia Spinola
NOVAPR












