Uma nova massa de ar frio avança sobre o Brasil no início desta semana e deve amenizar o calor intenso no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul Meteorologia, trata-se da segunda incursão de ar frio mais relevante de 2026, embora menos intensa que a registrada no começo de janeiro.
O sistema começa a atuar nesta segunda-feira, espalhando-se pela Região Sul e provocando queda significativa das temperaturas, especialmente durante as madrugadas.
Com trajetória predominantemente marítima, típica do verão, essa massa de ar frio tem efeitos mais suaves e de curta duração quando comparada às ondas de frio do inverno.
Ainda assim, será suficiente para mudar a sensação térmica, com noites mais amenas ou frias e tardes agradáveis.
No Rio Grande do Sul, as madrugadas entre segunda e quarta-feira devem registrar temperaturas abaixo da média.
No Sul do estado e na Campanha, as mínimas podem variar entre 10°C e 12°C. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 15°C e 17°C, enquanto áreas da região metropolitana podem ter mínimas de 13°C a 14°C.
Nos Campos de Cima da Serra, as temperaturas podem cair para 5°C a 7°C.
No litoral norte gaúcho, a influência do mar reduz a queda mais acentuada, mas o alívio do calor também será perceptível.
Ao longo da semana, as madrugadas devem registrar mínimas entre 16°C e 18°C, enquanto as tardes ficam mais agradáveis, com máximas em torno de 24°C a 26°C, abaixo do padrão recente de calor intenso.
Fonte: Metsul Meteorologia
Lucas Filho












