Três caminhões dos bombeiros atuavam no combate às chamas da construção de três andares.
Um incêndio destruiu completamente um apartamento na noite desta segunda-feira, dia 30, em um prédio residencial na Rua Vigário José Inácio, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O fogo mobilizou moradores, equipes de resgate e a Defesa Civil.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o prédio tem seis apartamentos.
As chamas danificaram apenas um apartamento e uma parte de outro apartamento do mesmo andar. As demais unidades não foram atingidas pelas chamas.
De acordo com relatos coletados no local, o morador do imóvel onde o incêndio teve início, Leonardo Farias, 32 anos, figurinista, estava no banho e percebeu o fogo logo depois.
Ao sair, deitou na cama e na sequência começou a ouvir estalos, ao se levantar encontrou a sala em chamas e pediu socorro. Ele apresentou sinais de estado de choque e recebeu atendimento médico.
“Ouvi um barulho, fui ver a origem e o escritório estava pegando fogo. Foi muito rápido. Computador, câmera, nem o gato que é o mais importante consegui pegar”, contou Leonardo Santos. Por volta das 20h30, o animal de estimação não havia sido encontrado.
Durante a operação, três caminhões dos bombeiros atuavam no combate às chamas, viaturas da Brigada Militar e do Samu também auxiliaram na operação. Três pessoas inalaram fumaça e precisaram ser atendidas pela Samu.
A primeira resposta ao incêndio foi dada por um vizinho, morador do apartamento do andar de baixo e brigadista — marido de Carla Beatriz da Silveira Garcia. Ele utilizou um extintor de incêndio para tentar conter as chamas antes da chegada dos bombeiros, mas inalou fumaça e também precisou ser atendido.
As moradoras do andar inferior, Carla Beatriz e sua filha, Laura Nair da Silveira Garcia, foram responsáveis por acionar os bombeiros e avisar os demais moradores para deixarem o prédio. Em entrevista, Carla relatou ter ouvido os gritos de Leonardo pedindo ajuda.
A vizinha Maria Cristina de Lima Santos, 59 anos, professora da rede estadual e moradora do apartamento ao lado do que pegou fogo, relatou a preocupação com os danos na estrutura do prédio.
Equipes do Corpo de Bombeiros, sob coordenação do capitão Daniel Suchy, realizaram o combate ao incêndio e a vistoria inicial do edifício. A Defesa Civil também esteve no local para avaliar possíveis riscos.
Durante a operação, um dos gatos de moradores foi resgatado. O animal, Salem, foi entregue ao tutor, Vinícius, que aguardava do lado de fora.
As causas do incêndio ainda serão apuradas pelos bombeiros.
Correio do Povo
Sandro Fortes Corretor de Imóveis / CRECI: 64563-F
Av Getúlio Vargas 671, Térreo
Centro – Osório – RS
WhatsApp:
(51) 99661-1593
Visite nosso Site:
Fortes Imóveis – Osório – RS











