● 23% dizem que já ultrapassaram o limite do cartão de crédito
● 41% apontam o preço como principal fator de decisão de compra;
● O e-commerce segue como o principal canal para aproveitar as ofertas (47%);
● Cartão de crédito parcelado é a forma que mais será utilizada pelos entrevistados;
● 6 em cada 10 consumidores comparam preços para garantir o melhor negócio.
Outubro de 2025 – A Black Friday segue como um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros — e também um dos mais desafiadores para o bolso.
Uma nova pesquisa da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra que, embora 72% dos consumidores afirmem se planejar financeiramente para as compras, 23% já ultrapassaram o limite do cartão de crédito em edições anteriores e 12% acabaram se endividando ao tentar aproveitar os descontos.
O levantamento indica que o consumidor está mais cauteloso, mas ainda motivado a comprar: 42% dizem que vão aproveitar a data com certeza, e o preço continua sendo o principal fator de decisão, apontado por 41% dos entrevistados.
“A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para quem se planeja, mas também um grande risco para quem confunde desconto com permissão para gastar mais”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira. “O ideal é comparar preços com antecedência, definir um limite de gastos e evitar parcelamentos longos, que comprometem o orçamento pelos meses seguintes.”
Entre os itens e serviços que os brasileiros mais esperam durante a Black Friday, produtos de tecnologia continuam liderando: 41% dos consumidores pretendem comprar eletrônicos como celulares, TVs e computadores. Em seguida, eletrodomésticos (35%) e pagamento ou parcelamento de dívidas (32% e 25%) — um reflexo da busca por reorganização financeira em meio ao cenário econômico atual.
Comportamento e canais de compra
Antes de aproveitar as ofertas, 6 em cada 10 consumidores pesquisam e comparam preços para garantir o melhor negócio. As principais motivações para participar da data incluem aproveitar descontos (39%), comprar algo já planejado (19%) e repor produtos de uso frequente por valores mais baixos (12%).
Os sites de e-commerce seguem como o principal canal para aproveitar as ofertas (47%), com lojas físicas (44%) e aplicativos de lojas e marketplaces (28%) logo atrás. Quando questionados qual será a forma de pagamento mais utilizada durante a Black Friday, 44% afirmam utilizar o cartão de crédito para parcelar, 34% irão pagar com pix, 10% crédito à vista, boleto (8%), débito online (3%) e 1% afirmaram utilizar outros métodos.
Até o dia 27 de outubro ocorrerá a Pré-Black Friday, na Serasa, que oferece benefícios e descontos exclusivos em produtos e serviços da empresa, como o Serasa Limpa Nome, Serasa Premium, Diagnóstico de Score e Serasa Crédito.
“Educar-se financeiramente não é deixar de comprar, e sim comprar com consciência. Quando o consumidor entende o próprio orçamento e faz escolhas alinhadas às suas prioridades, até a Black Friday pode se transformar em uma oportunidade de economizar e conquistar mais equilíbrio financeiro. Acreditamos que se planejando com antecedência isso é possível e por isso a criação de uma Pré-Black Friday”, conclui Rodrigo Costa.
As ofertas podem ser encontradas em nossos canais oficiais da Serasa como site oficial da Serasa ou aplicativo.
Metodologia
Pesquisa realizada pela Serasa e Opinion Box entre 30 de setembro e 06 de outubro de 2025. Com 1.200 entrevistados em todo o país. Margem de erro de 2.8 pp.
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.
Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Serasa
Sandro Fortes Corretor de Imóveis / CRECI: 64563-F
Av Getúlio Vargas 671, Térreo
Centro – Osório – RS
WhatsApp:
(51) 99661-1593
Visite nosso Site:
Fortes Imóveis – Osório – RS











