Trump segue política contra sistema judiciário brasileiro. | Foto: Mandel Ngan / AFP / CP
Trump segue política contra sistema judiciário brasileiro. | Foto: Mandel Ngan / AFP / CP

Governo dos EUA condena prisão domiciliar de Bolsonaro e promete “punições” a quem auxiliar Moraes

Departamento de Estado divulgou nota em que Trump voltou a pressionar por liberação do ex-presidente.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos, responsável pelas relações externas com o Itamaraty no Brasil, condenou na noite desta segunda-feira a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), imposta pelo ministro Alexandre de Moraes.

INFORME PUBLICITÁRIO


Fortes Imóveis Vende chácara com lagoa em Osório

Uma nota oficial da pasta do governo Donald Trump prometeu “punições a quem auxiliar ou incentivar o ministro a continuar nessa direção”.

Em nota publicada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental se referiu a Moraes como “violador de direitos humanos” e disse que ele coloca restrições à capacidade de Bolsonaro se defender em público.

“O juiz Moraes, agora um violador de direitos humanos sancionado pelos EUA, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia. Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender em público não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar”, diz o comunicado.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

“Os Estados Unidos condenam a decisão de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que auxiliarem ou incentivarem a conduta sancionada”, finaliza o texto.

Na semana passada, o ministro foi incluído pelo governo de Donald Trump na lista de pessoas sancionadas pela Lei Magnitsky.

Moraes foi a primeira autoridade de um país democrático a receber a punição, que bloqueia bens e contas nos EUA e o impede de entrar no país norte-americano.

Trump já havia revogado o visto de Moraes, de outros sete ministros do STF e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, como retaliação à decisão que obrigou Bolsonaro a usar tornozeleira eletrônica.

 

Correio do Povo

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados