Pesquisar

Sábado será de Chuva e Temperaturas Amenas no RS

Por: Portal Serra e Litoral

Conforme a MetSul, chuva se espalha pelo RS na segunda metade do sábado, 26. | Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil / CP

Segundo a MetSul, o sol aparece em algumas cidades pela manhã, mas entre a tarde e a noite o tempo se instabiliza em quase todo território gaúcho.

O Rio Grande do Sul terá um novo episódio de chuva volumosa nos próximos dias.

De acordo com a MetSul Meteorologia, entre este final de semana e a segunda-feira, 28, pontos do Estado poderão registrar precipitação próxima ou acima de 100 mm.

Contudo, o grande volume de chuva é esperado a partir do domingo, 27.

Antes disso, o sábado, 26, será de muitas nuvens no território gaúcho.

Conforme o prognóstico, o sol chega a aparecer em algumas regiões pela manhã, sobretudo, entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, porém entre a tarde e a noite o tempo fecha com o céu encoberto na maior parte do RS.

Em algumas áreas, como do Oeste para o Centro gaúcho, pode chover ainda pela manhã, porém, da tarde para a noite o tempo se instabiliza com chuva e garoa na maior parte do Estado.

Segundo a MetSul, não faz tanto frio cedo e a tarde será amena com marcas acima da média de julho no Norte e no Nordeste gaúcho.

À noite, esfria mais no Oeste e no Sul do território gaúcho.

 

photo output 73 1536x866.jpg

 

Chuva volumosa

Os gaúchos devem ficar atentos para o domingo, pois devido a chegada de uma frente fria e da atuação de um centro de baixa pressão, deve chover forte e esse será o dia com o maior acumulado de precipitação em 24 horas.

Conforme a MetSul, a chuva se intensifica e deve ser moderada e localmente forte em diversas regiões.

Vários municípios podem anotar apenas amanhã acumulados de 50 mm a 75 mm, não se descartando marcas isoladas superiores. Há chance de raios e trovoadas em alguns pontos.

Já a segunda-feira, 28, terá ainda instabilidade.

De acordo com os meteorologistas, o começo do dia tem possibilidade de garoa e chuva em diversos pontos do Estado, mas no decorrer do dia a instabilidade cessa e o tempo apresenta melhoria gradual.

No Nordeste gaúcho, entre a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, a chuva pode persistir ainda na segunda metade do dia. A MetSul explica que este episódio de chuva mais expressiva marca uma ruptura no padrão atmosférico que vinha se observando há quase um mês.

Desde o episódio de chuva do fim de junho, que chegou a ter acumulados acima de 150 mm na Metade Norte, choveu muito pouco no estado.

Os acumulados de chuva até o começo da semana devem ficar entre 50 mm a 100 mm em várias cidades do Rio Grande do Sul, mas haverá pontos isolados em que a precipitação poderá ultrapassar os 100 mm, especialmente na Metade Leste.

Há risco de alagamentos em algumas cidades, mas, no geral, o risco de enchentes por cheias de rios é baixo.

A MetSul Meteorologia entende que a possibilidade de tempo severo é também baixa neste episódio de instabilidade.

Embora não se afasta a ocorrência de um temporal ou outro, qualquer ocorrência tende a ser muito localizada.

 

Correio do Povo

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage