Ir para o conteúdo
Pesquisar

Terça-feira terá temperatura amena e chance de chuva fraca no RS

Por: Portal Serra e Litoral

Névoa na manhã de 07/07 | Foto: Camila Cunha

Pancadas isoladas podem ocorrer em áreas do Oeste e da faixa central do estado, incluindo a Região Metropolitana e o Litoral Norte.

A terça-feira, 8, terá chuva isolada entre a madrugada e o período da manhã em regiões do Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia.

Áreas do Oeste e da faixa central do estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte, podem registrar pancadas ao longo do dia.

O sol aparece com nuvens em grande parte do RS, com períodos de maior nebulosidade em algumas regiões.

 

Temperatura mais amena

A terça-feira ainda terá o amanhecer gelado, mas com temperaturas mais elevadas se comparado aos últimos dias. Em diversos municípios a mínima ocorrerá no período da noite. A tarde tende a ser amena.

Em Porto Alegre a mínima prevista é de 10°C, em Caxias do Sul 8°C e em Bagé 7°C.

As máximas chegam a 20°C em Alegrete e 22°C em Santa Rosa.

 

 

Oito dias seguidos com temperatura abaixo de zero

Mesmo com o enfraquecimento da massa de ar frio da semana passada, o RS segue registrando temperaturas mínimas abaixo de zero, mostram dados de estações meteorológicas.

Esta segunda-feira, 7, foi o oitavo dia consecutivo em que a temperatura caiu abaixo de zero no estado, ou seja, todos os dias de julho até agora registraram mínimas negativas no RS.

A menor temperatura observada em estação meteorológica na segunda-feira foi de 2,4ºC negativos em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.

As menores temperaturas nestes dias têm ocorrido em estações meteorológicas em baixadas e fundos de vales pelas condições atmosféricas propícias a forte resfriamento que incluem céu claro ou escassa nebulosidade, perfil seco da atmosfera em altitude e vento calmo ou fraco.

Durante o dia, o solo acumula calor proveniente da radiação solar.

À noite, sem a presença de nuvens, o calor é rapidamente perdido para a atmosfera.

O ar seco contribui para esse resfriamento, já que há menos vapor na atmosfera para reter o calor próximo à superfície.

Com o vento calmo, não há mistura entre as camadas de ar mais frio junto ao solo e as camadas mais quentes acima. Isso permite que o ar frio, mais denso e pesado, escoe e se acumule nas partes mais baixas do relevo, nas baixadas e fundos de vales, onde esfria mais.

WhatsApp Image 2025 07 07 at 21 42 43
Foto: Leandro Maciel / Arte / CP

 

Correio do Povo

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage