Para qualificar o sistema socioeducativo, o governador Eduardo Leite autorizou a contratação, nesta sexta-feira (21/2), de 108 agentes socioeducadores que realizaram o concurso público de 2022 e ingressarão na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).
Inicialmente, o edital estimava 50 vagas para o cargo, mas com a previsão da abertura de novas unidades e a necessidade de suprir as demandas, o governo dobrou o número de contratados.
Parte destes novos servidores será destinada a unidade do Centro de Atendimento Sócio Educativo de Osório, que está com suas obras em fase final e a inauguração pode ocorrer em breve, entretanto ainda não há data definida.
“Essa autorização para contratação é uma medida fundamental para fortalecer o atendimento socioeducativo, garantindo mais segurança e qualificação no trabalho desenvolvido junto aos jovens em cumprimento de medida. O concurso previa 50 vagas, mas ampliamos esse número para mais do que o dobro, o que vai permitir aprimorar o atendimento, já que há ainda a abertura de novas unidades, como a de Osório, em breve”, afirmou o governador. (áudio acima)
“No fim de janeiro, assinei a nomeação de 504 novos servidores para a Polícia Penal e, no início de fevereiro, autorizei o chamamento de 2,7 mil novos servidores para as instituições da Segurança Pública. Agora, a contratação para a Fase reforça o nosso compromisso com a reposição de efetivo e valorização profissional, para garantir um Rio Grande mais seguro”, acrescentou o governador.
Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o chamamento é um importante passo para o sistema socioeducativo. “A nomeação de 108 novos agentes socioeducadores qualifica ainda mais o atendimento prestado aos jovens e adolescentes em cumprimento de medida, reforçando o quadro da Fundação também em um momento importante para a instituição, com a proximidade da conclusão das obras do Case Osório.”
O equipamento está sendo construído no loteamento Serramar, em terreno de 31,8 mil metros quadrados, área construída de 4,6 mil metros quadrados e o investimento é de R$ 27.375.220,00.
O Centro terá espaço destinado à escola, oficinas, quadra de esportes, palco multiuso, salas para atendimentos da área da saúde e prédio administrativo, podendo comportar até 60 vagas.
Enquanto o novo Centro ainda está obras, os menores infratores da região seguem sendo transferidos para a Capital.
jplitoral.com.br