O setor de engenharia da prefeitura de Osório realizou nesta sexta-feira (21/02), uma vistoria para avaliar os custos e viabilizar a possível reforma do Centro Cultural José do Patrocínio, localizado no centro de Osório.
Além do valor histórico, por já ter abrigado o Clube José do Patrocínio e os ensaios da sua escola de samba, o local é sede de diversas manifestações culturais e estruturas como a Biblioteca Oliveira Silveira, o Arquivo Histórico e a Assessoria de Cultura.
O engenheiro Rafael Fofonka avaliou o prédio de dois pavimentos para a elaboração de um projeto de reforma.
A edificação foi recebida pela atual Administração Municipal em estado precário, com infiltrações, vidros quebrados, parte da estrutura sem forro ou caindo, paredes e móveis mofados, banheiros necessitando de reparos, além de pintura interna e externa desgastadas.
A parte elétrica e hidráulica serão avaliadas também. Em uma reunião realizada na última quarta-feira (19/02), entre o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior e a assessora de Cultura, Karol Schmitz, que assumiu o cargo há uma semana, além da reforma, foram definidas algumas ações que já serão retomadas como o bazar na praça das Carretas e as oficinas.
O segundo andar, local de um auditório, destinado à reunião dos componentes do Clube José do Patrocínio, encontra-se em péssimo estado de conservação.
Oficinas de teatro e coral e os ensaios da Banda Municipal ocorrem no Centro Cultural.
Com a reforma, o objetivo é que as manifestações culturais voltem a ocorrer em local apropriado. Também é analisada a possibilidade da Secretaria de Turismo ocupar um espaço junto ao prédio, diminuindo os custos com aluguel de sala comercial.
Texto e fotos: Ascom PMO
#prefeituradeosorio #cultura
Prefeitura Municipal de Osório